Mais uma ferramenta sendo desenvolvida para o Blender, proveniente dos esforços criativos de um usuário da comunidade chamado Aligorith. O nome desse recurso é Grease Pencil e ele tem uma função peculiar e que pode facilitar muito o trabalho em equipe no Blender. O objetivo do Grease Pencil é permitir que qualquer pessoa faça anotações em uma camada especial, diretamente na 3D View. Como isso funciona? Para que o Grease Pencil possa ser utilizado, você precisa trabalhar com um modo de trabalho novo, chamado de Grease Pencil e adicionar camadas especiais.

Para conferir o funcionamento da ferramenta, acabei fazendo o download de uma versão experimental do Blender, com a ferramenta em funcionamento para testar. Se você quiser conferir também o funcionamento, visite o Graphicall.org e faça o download de uma versão de testes também. O tutorial a seguir usa essa versão para Windows.

Depois de fazer o download do Blender com o Grease Pencil, podemos começar os testes! Para exemplificar o uso da ferramenta, estou usando um projeto em que tenho trabalhado nos últimos dias, ele é um estudo para a criação de uma galeria de arte.

Assim que você abrir o Blender, pode ativar o Grease Pencil no Menu View.

Isso fará com que um menu próprio apareça. No início, esse menu disponibiliza apenas um botão para ativar o uso do Grease Pencil.

Assim que você ativar o Grease Pencil, escolha o modo Grease Pencil para poder adicionar camadas.

Adicione uma nova camada para poder escrever na 3D View no botão Add Layer e pronto! Agora basta escolher a cor e espessura do traço do desenho.

Com tudo configurado, você pode começar a desenhar sobre o modelo 3d. Se você tiver um tablet ou mesa digitalizadora facilita muito, eu tenho aqui apenas o mouse, por isso meu traço ficou horrível!

O trabalho em equipe pode ser facilitado com esse tipo de ferramenta, um animador pode trocar informações com o diretor ou outro animador, sobre problemas específicos de um projeto, com informações colocadas diretamente sobre o modelo 3d.

Antes eu enviava a imagem renderizada, com as observações realizadas diretamente sobre a imagem, agora posso fazer diretamente no modelo 3d.