Há poucos dias atrás foi realizado um encontro de usuários do SketchUp chamado de SketchUp Basecamp, que reuniu vários especialistas e convidados para falar sobre modelagem e trabalho com o SketchUp. Como parte das palestras, encontrei uma muito interessante que provavelmente devo usar como base para as minhas aulas sobre visualização arquitetônica no futuro. A palestra foi ministrada por um representante de uma empresa especializada em prestar consultoria para escritórios de arquitetura, que usa o SketchUp em conjunto com o ArchiCAD. Na palestra ele fala sobre as diferenças dos softwares e alguns truques sobre a integração.

A palestra é em inglês, mas recomendo que você assista mesmo que tenha dificuldades, vá com calma que é possível entender bem. Os slides e o material apresentados na palestra são ótimos!

Se você tem dificuldades no inglês, farei um breve resumo dos assuntos abordados na apresentação. Antes de mais nada o palestrante deixa bem claro o papel o SketchUp e do ArchiCAD no processo de produção e design de um escritório de arquitetura:

  • SketchUp: Ferramenta destinada a prototipagem rápida, em que os arquitetos podem fazer testes rápidos de forma e volumetria. Tudo é feito em preocupações construtivas ou no projeto final, apenas estudos visuais.
  • ArchiCAD: Aqui a modelagem inteligente, chamada de BIM é o foco, em que os arquitetos podem atribuir propriedades reais as superfícies e trabalhar com o foco no projeto e construção da edificação.

Uma das dicas que ele passa no vídeo, se você pretende modelar no SketchUp e depois passar o modelo 3d para o ArchiCAD, a melhor opção é criar as paredes com um plano sem espessura. Isso é feito diretamente no ArchiCAD, deixando o modelo em conformidade com as ferramentas BIM.

Você pode estar se perguntando, mas eu não uso o ArchiCAD e nem o SketchUp, esse vídeo é importante para mim? Bem, se você pretende trabalhar com visualização de projetos, esse vídeo é muito importante!

Qualquer pessoa que pretende trabalhar nessa área deve aprender que se focar em apenas uma atividade como a modelagem e renderização de projetos, pode não ser a melhor, ou única opção de trabalho nessa área. Veja o que a empresa do palestrante faz, eles provêem consultoria na integração de tecnologias. Esse tipo de coisa sempre tem mercado, as pessoas sempre querem saber como usar ferramentas distintas para solucionar seus problemas de projeto.

A visualização é a última parte do desenvolvimento do projeto, a modelagem e adaptação para softwares que trabalham com BIM faz parte de toda fase de concepção.

Quem sabe essa não seja uma boa desculpa para estudar um pouco mais o ArchiCAD ou o Revit?