Esse ano será realizada em Belo Horizonte a conferência Blender PRO 2008, que como o nome mesmo diz, será dedicada exclusivamente ao Blender 3D! No último ano a conferência foi realizada no Rio Grande do Sul e infelizmente eu não pude comparecer, por compromissos profissionais de última hora. Em 2008 a conferência será realizada na PUC-MG que tem um núcleo muito bom de computação gráfica, boa parte graças à graduação em desenvolvimento de jogos que eles têm lá. Posso dizer isso, pois fui fazer uma visita à instituição no final do ano passado a convite da coordenação do curso, para ministrar uma palestra sobre Blender.

Bem, para maiores informações sobre a conferência, você pode visitar o web site da Blender PRO aqui. Lá você encontra informações sobre a conferência e as datas.

O artigo de hoje é para incentivar a participação dos leitores na escolha do mascote da Blender PRO 2008. Foi realizado um concurso nos fóruns do web site oficial para escolher os candidatos e hoje está disponível uma enquete para escolher a melhor imagem.

Antes de dizer em quem votei na enquete, analisei criteriosamente cada um dos candidatos. Todos eles apresentaram modelos muito legais e criativos, mas alguns com pequenas falhas e problemas na concepção.

Como fazer para avaliar as imagens? Vou passar uma lista, que geralmente uso nas minhas avaliações com alunos. Essa é uma lista de características que procuro observar:

  • Concepção do modelo 3d
  • Topologia das superfícies
  • Detalhamento da superfície
  • Uso de artifícios para ocultar problemas na modelagem
  • Composição da cena

Esse é o conjunto de características que geralmente uso para avaliar cenas e modelos 3d com meus alunos. Aplicando esses critérios, o meu voto vai para a cena do Reinicke. A cena dele está com topologia clara, não usa artifícios para esconder partes da modelagem e a dinâmica do personagem está bem resolvida.

Os outros modelos 3d estão bons também, mas ainda precisam de correções e ajustes. Por isso a minha escolha foi para o Reinicke, mas todos estão de parabéns pela participação. Você quer colocar a sua opinião lá? Visite esse link para conferir todas as opções e dê o seu voto! Será necessário se registrar o site para visualizar a enquete e ajude a organização da Blender PRO 2008.