Várias vezes você já leu aqui no Blog, textos que classifiquei os tipos mais difíceis de modelagem. Na modelagem para personagens existem algumas partes da anatomia humana que são particularmente difíceis, um ótimo exemplo é a orelha. Essa é de longe a parte da anatomia que os modeladores 3d mais evitam fazer, pela complexidade e quantidade de detalhes da topologia. Podemos dizer que é o primeiro lugar no ranking, caso existisse um.

Qual o segundo lugar? Considerando o nível de dificuldade da topologia, podemos dizer que o segundo lugar está dividido entre as mãos e os pés. Sim, essa é outra parte que dá muito trabalho de modelar. O motivo é simples, muita subdivisão e detalhes! Se você parar para analisar a sua mão ou o seu pé, sugiro que faça isso quando ninguém estiver olhando, você vai perceber que a quantidade de detalhes existentes, principalmente na junção dos dedos é considerável.

Caso você nunca tenha tentado fazer esse tipo de modelagem, mas quer tentar fazer um exercício, encontrei um tutorial muito bom em vídeo que mostra o processo de modelagem no Maya. Apesar de ser executado no Maya, o tutorial usa técnicas que podem ser reproduzidas em qualquer ferramenta 3D.

No vídeo o autor do tutorial usa uma fotografia como referência para a modelagem, o que é altamente recomendável para quem não tem experiência nesse tipo de modelagem.

O processo é totalmente conduzindo usando modelagem por subdivisão, que consiste no uso de extrude e transformações como rotação e escala. A técnica usada pelo autor é simples e no final ainda são necessários vários ajustes para que a mão fique perfeita. Se você reparar o resultado da modelagem no final do vídeo, a mão não está perfeita. Fora a topologia, o modelo 3d ainda precisa de texturas e detalhes para passar a impressão de uma mão real.

Mesmo assim, o procedimento usado no tutorial pode ser reproduzido em outras ferramentas sem maiores problemas. Use a seqüência de extrudes e edições usadas pelo autor e tente reproduzir o modelo na sua ferramenta 3d preferida.