Parece que o crescente interesse no controle ambiental e eficiência energética das edificações, vêm gerando demanda nos projetistas e profissionais que trabalham diretamente na concepção de projetos arquitetônicos. De olho nesse mercado que só tende a crescer no futuro, a Autodesk acabou de anunciar poucos dias atrás que comprou a Square One, empresa que desenvolve o Ecotect, que tem função parecida com a do SketchUp, mas com foco no conforto e eficiência ambiental das edificações.

Digo que ele tem função semelhante a do SketchUp, pelo fato da ferramenta ser destinada ao planejamento de projetos arquitetônicos, em suas fases iniciais.

Quem acompanha o Blog já há algum tempo, deve estar lembrado do Ecotect, sobre o qual eu já escrevi um artigo. Ele não é muito conhecido dentro dos meios relacionados com desenho técnico e projetos, mas agora com o devido suporte financeiro da Autodesk, muito provavelmente você vai começar a encontrar o nome da ferramenta em trabalhos e grandes projetos, quem sabe até em algum tipo de concurso.

A aquisição deve ter conseqüências semelhantes ao que aconteceu com a aquisição do MudBox, para concorrer com o ZBrush. Em poucos meses, vários recursos de treinamento e concursos de usuários, com ótimos prêmios, para impulsionar o uso.

Em que o Ecotect pode agregar as ferramentas de projeto?

Os profissionais que já usam sistema baseados em BIM, devem ganhar mais um reforço na área de visualização e planejamento térmico das edificações. Uma das funções mais legais do Ecotect é a visualização de gráficos para insolação, com simulação precisa de sombras e mapas de calor. No SketchUp até dá para fazer esse tipo de simulação, mas o Ecotect consegue gerar dados e planilhas com dados mais precisos, inclusive com previsão de transmissão térmica pelo material escolhido para a superfície.

Quer mais? Controle sobre a ventilação e circulação de ar no interior das edificações.

Acho que nada melhor que um pequeno vídeo, para demonstrar o que o software pode fazer:

Na época em que escrevi o artigo original, esse vídeo não havia sido publicado. No caso, o vídeo mostra a integração do Ecotect com o ArchiCAD.

Outro ponto importante para o Ecotect é na simulação acústica. Essa é uma área muito carente de profissionais e sistemas que consigam simular de maneira eficiente esse tipo de situação.

Ainda lembro que na época da faculdade esse tipo de teste, com acústica era praticamente uma coisa “mística”, pelo fato de não se encontrar literatura e muito menos software para esse tipo de projeto.