Como funciona a engenharia reversa em modelos 3d? Funciona assim, você identifica uma imagem criada em alguma ferramenta 3d e usando essa imagem tenta reproduzir o modelo. Aqui é preciso fazer uma ressalva, que a modelagem que usa imagens como referência não é classificada dessa forma, pois o artista usa a imagem ou fotografia apenas como guia para a escala e proporções do modelo. O motivo que me fez explicar o significado de engenharia reversa na modelagem, foi um tutorial de SketchUp sobre modelagem com base em imagem.

Um artigo sobre modelagem com base em fotografias no SketchUp já havia sido publicado aqui no Blog, mas esse tutorial que encontrei é muito mais completo.

No tutorial o autor ensina o processo completo de modelagem de uma edificação, usando apenas imagens como base para a construção do modelo 3d no SketchUp.

O tutorial é divido em duas partes, veja os vídeos:

Agora que você já assistiu aos vídeos, deve estar entendendo o motivo que me fez explicar engenharia reversa. O autor de tutorial usa como exemplo para a modelagem, uma imagem gerada no próprio SketchUp. Mas você poderia usar uma fotografia no lugar dessa imagem, caso queira reproduzir a mesma técnica de modelagem.

Nessa prática de modelagem o SketchUp é muito eficiente e as suas ferramentas de construção e referência são ótimas, em particular as linhas de construção. Esse é o nome no jargão técnico, daquelas linhas vermelhas e verdes que o autor do tutorial alinha com as formas da imagem. Com essas linhas é possível acelerar e muito o processo de construção do modelo 3d com o SketchUp. Com as linhas posicionadas, você pode se focar nas ferramentas de desenho para criar as formas.

Esse tipo de linha é muito comum em ferramentas CAD também.

Mesmo que você já conheça a técnica, sugiro que assista ao menos ao segundo vídeo que é mais avançado. No início do vídeo o autor dá uma dica muito valiosa, que é a de não usar a linha de base na imagem, próxima ao solo como referência para a linha de construção. Essas linhas podem facilmente não estarem paralela as linhas da geometria da edificação. Use sempre linhas da própria edificação, como lajes, pilares, paredes e outros elementos.

Outro ponto interessante, o autor explica no segundo vídeo a técnica para usar múltiplas fotografias na modelagem, o que é muito comum. Uma edificação é um objeto complexo e que exige várias imagens de vistas diferentes, para que o modelo seja construído de maneira correta.

Mas, o mais legal é a projeção de imagens como texturas nas faces. Isso mesmo, com a ferramenta Match Photo você pode selecionar as faces do modelo e acionar a aplicação da imagem nas faces, como se fosse o mapeamento UV de softwares mais complexos, só que de maneira rápida e fácil.