Mais um número da revista gratuita sobre Blender 3D, modelagem e animação chamada BlenderArt está disponível para download. O tema dessa edição é “Lights, camera, action!!!” algo parecido com luzes, câmera e ação! Isso quer dizer que todos s artigos e tutoriais dessa edição são direcionados para iluminação e efeitos para animação. Agora, essa edição da reviste é especial para mim, isso porque a Sandra Gilbert, editora da revista entrou em contato comigo para fazer uma entrevista. Sim, dessa vez eu fui entrevistado pela revista, sobre o último livro que lancei sobre Blender 3D, direcionado para visualização arquitetônica.

Além disso, a Sandra fez uma análise sobre o livro, que ela adquiriu e leu em tempo recorde.

A revista é gratuita e pode ser copiada nesse link.

Como de costume, aqui vai um breve resumo dos assuntos abordados nesse número da revista:

  • Criando um efeito de sabre de luz no Blender 3D: Como o próprio nome diz, o tutorial mostra como elaborar um efeito semelhante ao famoso sabre de luz. Quem achava que só com softwares como o After Effects poderia fazer esse tipo de efeito, agora pode usar o Blender para isso.
  • Vídeos com efeito Technicolor: Esse tutorial mostra o procedimento necessário para converter as cores de um vídeo, para um padrão semelhante ao Technicolor, com aquelas cores mais saturadas.
  • Gravando sombras e luzes como texturas (Baking): Uma opção extremamente poderosa para aperfeiçoar iluminação para animação é gravar a informação da luz e sombra na textura dos objetos.
  • Introdução ao seqüenciador de vídeo: Você não sabe usar o seqüenciador? Esse artigo apresenta os conceitos básicos dessa incrível ferramenta do Blender.
  • Como planejar a iluminação: Aqui temos um tutorial que fala sobre o planejamento da iluminação para cenas 3d.
  • Entrevista com Tony Mullen: O pessoal da revista fez uma entrevista com Tony Mullen, sobre o se último livro que fala de simulações físicas com o Blender. Esse eu ainda não tenho, mas pretendo comprar o meu exemplar no próximo mês.
  • Entrevista com Allan Brito (eu): Sim, como havia comentado no início de artigo, o pessoal da revista conversou comigo sobre o meu trabalho com Blender e a experiência relacionada com os livros sobre Blender.
  • Análise do livro Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery: No final a Sandra faz uma ”otima análise do meu último livro. Não vou falar nada, é melhor que você leia!

Bem, como de costume o download é mais que recomendado, para artistas interessados no Blender 3D ou nos seus extras. Só para lembrar, o que o Blender consegue fazer hoje em relação a edição e montagem de vídeo, assim como composição pode ser útil para qualquer artista 3d.