Encontrar tutorias de modelagem com o Blender 3D é até fácil hoje em dia, mas encontrar um vídeo completo que mostre o processo de criação de uma cena no Blender e a posterior renderização realista no Indigo é muito raro, por isso é muito legal quando encontro um vídeo assim. Ontem acabei encontrando um vídeo que parecia despretensioso, mostrando a modelagem de uma lata de refrigerante no Blender. Você pode até pensar, mas uma lata de refrigerante é fácil de fazer em 3D! Na verdade, dependendo da maneira que você usar para modelar, até uma lata de refrigerante pode ficar complicada.

Antes de continuar com os comentários do artigo, assista ao vídeo:

Se você assistiu ao vídeo até o final, deve ter visto o resultado realista conseguido pelo autor no render. Muito disso se deve a qualidade do modelo 3d e da renderização.

O primeiro ponto interessante, a técnica escolhida pelo autor não é a mais indicada para trabalhar com esse tipo de topologia. Na maioria dos casos, um objeto simétrico como uma lata de refrigerante é modelada usando curvas. O Blender ainda não tem plenamente desenvolvido um modificador do tipo Lathe, que está disponível em ferramentas como o 3ds Max. Nesse caso o artista teria que usar o Spin do Blender, que trabalha com objetos do tipo Mesh e não com curvas. Ora, se for para trabalhar com Meshs, usar subdivisão é a melhor opção.

Foi isso que ele fez, trabalhou muito bem com subdivisão, para deformar o modelo 3d até conseguir a forma desejada. Repare que ele trabalha muito com pequenas deformações até conseguir a forma arredondada da lata. Esse é o procedimento normal, com muita paciência deformar aos poucos o modelo até conseguir a forma. Claro que ele também mescla o uso de curvas, para alguns objetos isolados, mas na maior parte do modelo é subdivisão mesmo.

Outro ponto interessante, para poder aplicar a textura no modelo, o artista usa o mapeamento UV do Blender. Quase metade do vídeo mostra a “luta” do artista com o posicionamento do mapeamento. Isso mostra o quanto é trabalhoso usar esse método para ajustar texturas. Nesse caso foi realmente a melhor escolha, mas também é preciso paciência para conseguir o ajuste correto.

No final ele configura o Blendigo para renderizar e pronto. Ele cria uma imagem foto realista!