Apesar do objetivo claro de criar cenas baseadas em volumetria apenas, o SketchUp é uma ferramenta de modelagem geométrica poderosa. Quando digo modelagem geométrica, lembre que estou falando de modelos baseados apenas em formas retas, nada de modelagem orgânica e personagens. Mesmo já existindo algumas ferramentas e plugins que permitem criar modelos mais orgânicos, o foco dele é na modelagem geométrica mesmo. Mesmo sendo tão poderoso para modelagem, alguns artistas ainda tem preconceito em relação ao trabalho feito no SketchUp, tachando a ferramenta como algo para iniciantes ou produções de baixa complexidade.

Para desmistificar esse tipo de idéia, veja esse ótimo projeto desenvolvido por um artista da África do Sul.

Ele tomou como base uma imagem criada em outra ferramenta 3d, e como desafio tentou reproduzir a mesma no SketchUp com sucesso. Agora quer saber a melhor parte? Ele publicou os resultados da experiência em um fórum de usuários do SketchUp, falando de todo o procedimento e com muitas imagens.

Para acessar o link do fórum, em que ele comenta o projeto, visite esse link.

Agora vamos aos detalhes do projeto, primeiro a modelagem do projeto foi auxiliada por scripts. A parte da modelagem é explicada de maneira superficial, mas alguns detalhes como a modelagem do telhado ele explicou muito bem.

O telhado foi criado com o auxilio do script Sketchy FFD que é muito semelhante ao FFD do 3ds Max. Com ele é possível criar um Lattice em volta do modelo 3d, e ao deformar esse Lattice o objeto assume a mesma forma do objeto. Veja o diagrama em que o próprio autor explica o procedimento:

E o render? Todo o processo foi finalizado no V-Ray para SketchUp. A qualidade da imagem está muito boa e segundo o próprio autor o tempo final de render foi bem alto, provavelmente por causa da grande quantidade de mapas para displacement que ele usou na cena.

Hoje a mensagem do autor com o making of da cena já conta com mais de 7 páginas de mensagens, com usuários e artistas tirando dúvidas sobre a produção dessa cena. Se você ainda tem preconceito sobre o SketchUp ou simplesmente quer aprender como ele fez a modelagem e renderização, recomendo uma visita ao fórum. Quem sabe você não se anima e faz uma pergunta ao próprio autor!

Só um aviso, o fórum está todo em língua inglesa. Mesmo que você não conheça bem a língua, vale a pena o esforço, pois o material é muito bom.