Compartilhe o artigo!

Caso você acompanhe o Blog há algum tempo, deve saber a minha resposta para essa complicada pergunta feita no título do artigo; qual a melhor ferramenta para trabalhar em 3d? Antes de tentar responder essa pergunta, sugiro uma visita a um texto publicado por um usuário nos fóruns do CG Talk. Ele publicou uma comparação fantástica entre várias ferramentas 3d entre elas Maya, 3ds Max, Lightwave, Cinema 4D e Softimage XSI. Nessa comparação foi usada uma mesma cena em que artistas diferentes deveriam tentar chegar a resultados semelhantes. Qual a cena usada? Lembra do tutorial de renderização que Maya e Mental Ray que indiquei na semana passada? Bem, foi essa a cena usada para os testes.

Veja um exemplo do teste, com imagens renderizadas no Maya e depois no Softimage XSI:

Os exemplos mostrados na comparação som fantásticos, mas para fins de avaliação de ferramenta eles não condizem com a realidade. Qual o motivo? Antes de qualquer coisa, cada imagem foi elaborada a configurada por artistas diferentes. Só isso já faz o teste perder credibilidade.

Na verdade, o objetivo dessas imagens foi divulgar um livro eletrônico sobre iluminação. Mas acho que o resultado acabou sendo negativo. Depois de ler as mensagens dos usuários no CG Talk sobre os testes e da análise detalhada das imagens, fica visível que na maioria das vezes o artista responsável pela renderização no Maya, conhece mais da ferramenta e das configurações do Mental Ray.

Outra coisa que não fica clara no teste; qual foi o tempo de render para cada imagem? Qual foi o renderizador usado nos testes? No caso do Maya é visível que o renderizador usado foi o Mental Ray, se você tem dúvidas visite o link que indiquei no início do artigo.

Mesmo sendo um fracasso, é interessante acompanhar esse tipo de comparação, já que é muito difícil esse tipo de coisa acontecer, uma mesma cena ser apresentada em diferentes renderizadores e com artistas diferentes como autores. O ideal mesmo é que esse tipo de teste fosse feito pela mesma pessoa, com o mesmo renderizador, ou ao menos com conhecimentos semelhantes em todas as ferramentas.

Qual a moral da história? A melhor ferramenta 3d é aquela que satisfaz todas as suas necessidades, independente de quem é o desenvolvedor ou da fama dos seus trabalhos.