Parece que o projeto Google Summer of Code 2008, vai resultar no desenvolvimento de mais um modificador que apesar de desenvolver uma operação simples, vai trazer grande facilidade na criação de objetos mais complexos. Quem já usa ou usou o 3ds Max, deve estar lembrado de alguns modificadores chamados Bend, Taper e Twist que estão disponíveis nele, e que permitem realizar operações como dobrar, deformar e torcer objetos. Bem, o autor do já fantástico modificador Shrink Wrap, chamado Jaguarandi está trabalhando em mais um modificador chamado de Simple Deform.

A função desse modificador Simple Deform é exatamente fazer essas deformações simples em objetos no Blender. Hoje em dia, se quisermos realizar essas operações é necessário usar uma gama de ferramentas, como o Lattice, Hooks e outras ferramentas para trabalhar com essas deformações.

Pelas informações que o Jaguarandi disponibilizou na Wiki do Blender, em que ele está publicando e reportando o seu avanço no desenvolvimento dessas ferramentas, o modificador está bem adiantado. Até agora ainda não consegui encontrar nenhuma compilação de teste, mas logo alguém deve publicar alguma coisa no Graphicall.org.

Qual a razão de desenvolver esse tipo de ferramenta como modificador? Alguns usuários ainda não compreendem bem a vantagem de usar esse tipo de ferramenta como modificador. Por exemplo, qual o motivo de desenvolver um modificador Lathe, se existe o Spin do Blender?

A vantagem dos modificadores é que podemos “empilhar” vários modificadores em seqüência e a qualquer momento desligar ou excluir do objeto o modificador. Imagine a seguinte situação, você precisa criar um modelo 3d usando o Spin, que gira o perfil de um objeto ao redor de um eixo para criar um modelo 3d. Depois de certo tempo, você percebe que o perfil estava errado. A solução? Excluir o modelo 3d, criar um novo perfil e começar novamente. Como o Spin aplica a deformação diretamente no modelo 3d, é impossível excluir a operação da ferramenta apenas.

Com um modificador é diferente, podemos excluir apenas o modificador e alterar o perfil usado. Muito trabalho pode ser economizado e tempo ganho para se dedicar a outras partes do projeto, como texturas e iluminação.

Por isso, esse tipo de modificador é muito bem vindo!