Assim que o sistema de nós do Blender 3D foi criado, principalmente a parte que permitia fazer composição com elementos de vídeo, as possibilidades de produção com o a ferramenta cresceram exponencialmente. Mesmo sendo um pouco complicado para algumas pessoas, o sistema de nós é extremamente poderoso e pode em algumas situações criar efeitos fantásticos em vídeo. Quando isso é somado aos recursos já existentes no próprio Blender o resultado é material em vídeo, que se compara ao produzido em ferramentas proprietárias e extremamente caras como o Adobe After Effects.

Quer ver um exemplo disso?

Um usuário do Blenderartists.org chamado AMDBCG, fez testes com o uso de um nó de composição do Blender chamado Lens Distortion e conseguiu um efeito em objetos, muito semelhante ao que é usado em videoclips de música eletrônica.

Esses são dois exemplos dos vídeos que ele elaborou com o efeito:


DistortedArrays2 from amdbcg on Vimeo.


Distorted Arrays from amdbcg on Vimeo.

Sim, todo esse vídeo foi produzido apenas como Blender 3D.

Agora vem a melhor parte, se você quiser aprender a fazer o mesmo efeito, ou até mesmo aproveitar o arquivo usado na produção para renderizar partes mais longas do vídeo, o autor disponibilizou o material para download gratuito no fórum.

Depois que abrimos o arquivo é possível perceber que o efeito é absurdamente simples na sua concepção, e muito inteligente na utilização correta das ferramentas do Blender. Todos esses objetos que se movem na animação são na verdade apenas um cubo.

Com o modificador Array, o autor do material fez várias cópias desse mesmo cubo. E o material? Antes de abrir o arquivo, até achei que em algum momento os objetos usavam partículas, mas na verdade a aparência de partículas é dada pelo uso de materiais do tipo Halo.

Só som isso, os rastros de luz que aparecem no vídeo já são criados. O toque final do efeito é criado com o uso dos nós de composição, que usam efeitos de Blur e distorção de lentes.

Tudo que precisamos agora é de alguma música legal para criar um videoclip com o Blender 3D. Esse material deve ajudar muito as pessoas interessadas em usar o Blender 3d para criar multimídia. Com pequenas alterações no Array e na cod dos Halos é possível fazer variações da animação.