O processo de mapeamento de texturas em qualquer ferramenta 3d, consistem em uma das partes mais trabalhosas no processo de criação de um personagem ou objeto em 3d. Quando o detalhamento do modelo 3d é feito com base em texturas, os artistas podem deixar os modelos mais simples e o trabalho acaba ficando mais rápido. Claro que para isso é necessário posicionar as texturas nos locais corretos do objeto ou personagem, nesse ponto os conhecimentos do mapeamento UV é fundamental. Como estive montando algumas aulas sobre Maya nas últimas semanas, acabei encontrando e selecionando muito material complementar para meus possíveis alunos.

Um desses vídeos fala sobre o processo de mapeamento UV no Maya. O material é interessante por dois motivos:

  • Usa um exemplo real, no caso um modelo completo de um personagem virtual
  • Aborda uma parte pequena do modelo, que pode ser usada como exemplo para o resto da topologia

Bem, esse é o tutorial:

Uma das primeiras coisas que ele faz no vídeo é adicionar um material genérico ao personagem 3d, para que seja possível depois trabalhar com uma textura de testes. Depois que o material está associado ao modelo, ele aciona o Paint select tool do Maya, para que seja possível selecionar partes do modelo 3d de maneira mais fácil e interativa com o Mouse.

Nesse processo, ele até mostra que se a tecla CTRL for pressionada quando um item dos menus é acionado, o Maya adiciona essa opção ao Shelf. Para quem não conhece, o Shelf do Maya é aquela barra superior, que apresenta os ícones das diversas ferramentas disponíveis do software. O nome daquela barra é Shelf.

Com a ferramenta de seleção configurada, o próximo passo é selecionar algumas faces do abdômen desse personagem. O modo de seleção por faces é a melhor opção nesses casos, pois permite a seleção de mais objetos com menos cliques.

Depois o autor do vídeo abre o editor de texturas UV do Maya, e aciona a opção de projeção planar da textura. Ele configura a direção da projeção, como sendo alinhada com o eixo Z, de acordo com o posicionamento do modelo 3d e pronto!

Agora é só ajustar o posicionamento da malha aberta, assim como adicionar uma textura de testes para validar o mapeamento. Esse é todo o processo, depois que isso está feito o artista deve apenas repetir os mesmos passos para mapear o modelo 3d por completo.

No vídeo é até possível visualizar a continuação do trabalho com outras faces sendo trabalhadas.

Se você estiver aprendendo a usar o Maya, esse vídeo ajuda no entendimento e uso do mapeamento UV da ferramenta.