Com o fim da Siggraph os visitantes estão finalmente começando a publicar vídeos produzidos por eles mesmos, durante a visita a feira, e para a nossa alegria, alguns desses vídeos registram palestras e apresentações fantásticas, como a palestra da Industrial Light and Magic e o seu trabalho no Homem de ferro. Para a nossa alegria, falo das pessoas que interessadas em computação gráfica, à palestra foi estritamente técnica! Esse é um tipo de material que dificilmente aparece no DVD, destinado ao público em geral, o que faz o evento ainda mais imperdível.

O vídeo está no Youtube e pelo visto, foi gravado usando um celular. Mesmo assim, a qualidade do áudio e do vídeo é muito boa, ainda mais se você visitar o próprio Youtube e acionar a opção para assistir ao material em alta resolução. No total são 40 minutos de apresentação, que estão divididos em duas partes.

Bem, antes de continuar o artigo, o vídeo é esse:

A primeira parte do vídeo mostra vários dos detalhes relacionados, como a criação dos movimentos e integração dos cenários e do homem de ferro virtual, produzido pela ILM. Na apresentação são exibidas várias partes das filmagens e dos modelos virtuais usados na produção dos efeitos.

Uma das coisas que eles usaram para acelerar o processo de criação é o MOCAP, ou captura de movimento. Na palestra, o pessoal da ILM mostra vários vídeos e fotos, do processo de captura e cenas do filme que usam a técnica. Como a captura de movimento não resolve tudo, os animadores ainda precisaram fazer vários ajustes, usando a velha e boa animação por keyframes.

Algumas cenas são inclusive híbridas, com a base da animação sendo feita com captura de movimento e os ajustes finos, realizados pelos animadores com keyframes.

Para quem gosta de visualizar ferramentas 3d em uso, nos vídeoa aparecem várias imagens com o personagem em shade e wireframe, ao que parece na interface do Maya. Eles tiraram a interface, mostrando apenas a visão 3d, mas o gizmo do Maya é perfeitamente visível em alguns dos vídeos.

A segunda parte da palestra aborda os desafios e truques usados pela equipe para trabalhar a iluminação do personagem. Como o Homem de Ferro é um personagem metálico, as reflexões na sua superfície são difíceis de simular, sem mencionar a composição com os cenários reais.

Tudo isso é abordado, com exemplos das soluções e truques desenvolvidos pela equipe para trabalhar a animação.

Sei que está tudo em inglês, mas esse é o tipo de material imperdível para quem gosta de computação gráfica, e principalmente para estudantes e profissionais. É uma palestra que dificilmente temos condições de assistir, caso não façamos uma visita a Siggraph.

O vídeo é apresentação obrigatória nas minhas aulas sobre animação e efeitos, geralmente mostro alguns vídeos para inspirar e mostrar aos alunos, como funciona o processo de criação nessa área, e esse tipo de conteúdo é fantástico para isso.

Já tinha escrito um artigo sobre a pré-visualização do homem de ferro, mas esse material é muito melhor.

Amanhã publico mais um artigo, sobre essas palestras da Siggraph.