Você está lembrado do YafaRay? A nova geração do YafRay, o renderizador que melhor se integra com o Blender 3D? Até hoje, a única maneira de usar essa ferramenta, era com uma versão especial do Blender 3D, modificada no código fonte para poder exportar cenas para o novo YafRay. Isso era necessário, pois a única maneira de fazer uma integração real seria com a Render API, do Blender 2.50.

Como o Blender 2.50 não está sequer perto de ver a luz do dia, muitos usuários ficam frustrados e com receio de aproveitar as fantásticas opções de renderização do YafaRay, em ambientes de produção. O motivo é simples, a versão do Blender que permite fazer a exportação do modelo é ajustada no código fonte, e pode ser instável. Portanto, usar esse tipo de ferramenta em ambientes de produção é muito arriscado, especialmente quando isso significa colocar em risco um trabalho que envolva recursos financeiros.

Para os que gostariam de usar imediatamente o YafaRay, em ambientes de produção, a espera pode estar próxima do fim.

YafaRay e Blender 3D

Pois é, parece que a nova versão do YafRay pode começar a funcionar mais cedo do que esperávamos no Blender 2.47 e versões posteriores, antes mesmo da tão esperada Render API do Blender 2.50 seja disponibilizada. Nos fóruns do YafRay, foi anunciado que a ferramenta que exporta para o YafaRay foi portada com sucesso, para um Script em Python, permitindo que seja possível usar o YafaRay, antes mesmo do Blender 2.50. Será que era por isso que ninguém estava trabalhando na resolução dos problemas de compatibilidade, entre o Blender 2.47 e o YafRay 0.0.9? A única certeza que é que há sim a possibilidade de que isso seja uma realidade para a maioria dos usuários.

Como fazer para usar isso? Ainda não é tão simples, como mostram as instruções nessa mensagem publicada nos fóruns do YafRay. Você precisa compilar o YafaRay, com o Scons e depois colocar o script em Python do YafRay, dentro da pasta de Scripts do Blender 3d.

Ainda existem algumas limitações com esse método, que são a impossibilidade de visualizar o andamento do Render e o cancelamento do mesmo, quando você quiser desistir da imagem e começar novamente.

Mesmo assim, esse recurso promete!