Se existe uma coisa que a maioria dos artistas 3d, até os que não usam o Blender deve concordar, é que o sistema de fluidos do Blender 3D é muito poderoso, sendo capaz de criação animações extremamente realistas com líquidos. Muita gente até usa o Blender para elaborar modelos 3d desse tipo de simulação, para depois exportar a cena para outra ferramenta 3d e depois renderizar a cena. Esse sistema de fluidos do Blender foi tema de um artigo da revista DevMag número 25, que é uma publicação gratuita de uma comunidade de desenvolvedores de jogos da África do Sul.

A revista é distribuída de maneira gratuita, portanto se o seu interesse for desenvolvimento de jogos, essa é uma ótima oportunidade para acompanhar mais essa publicação sobre o tema. O download desse número em especial, que fala sobre o sistema de fluidos do Blender, pode ser feito nesse link.

Capa da Revista

O artigo da revista mostra de maneira bem simples e objetiva, os passos necessários para elaborar uma simulação realista de fluidos no Blender. O autor do artigo até segue os passos necessários para criar uma cena em que um pequeno volume d'água, esbarra em um obstáculo, gerando uma série de pequenos jatos, semelhantes a partículas.

Depois de ler o artigo, você vai conhecer os objetos necessários para realizar uma simulação de fluidos, que são o Domínio e o objeto que gera os fluidos. Caso seja necessário, você também pode adicionar obstáculos à cena, para interagir com o líquido.

Mesmo sem mostrar a configuração do material usado para simula à água, o texto comenta as dificuldades e desafios de desempenho encontrados nesse tipo de simulação. Para quem nunca usou o simulador de fluidos, o desafio é encontrar o equilíbrio correto entre a qualidade da simulação, para que o líquido seja representado de maneira realista e o desempenho do computador, que pode ser muito prejudicada no processo, de maneira semelhante ao que acontece no render.

Os outros artigos da revista falam sobre tecnologias e assuntos relacionados ao desenvolvimento de jogos e o mercado de jogos na África do Sul.