No último dia 6 de setembro, tive a oportunidade de fazer uma coisa que gosto muito, que é ministrar uma palestra sobre o Blender 3D, para pessoas que interessadas em começar a trabalhar com esse tipo de ferramenta. O evento foi organizado pela Faculdade Joaquim Nabuco de Recife, o que facilitou um pouco meu deslocamento para o evento já que moro em Recife. A palestra fez parte de uma série de oficinas direcionadas aos estudantes de sistemas de informação da faculdade, que ainda estão nos primeiros períodos do curso. O convite para a palestra partiu da coordenação do curso e prontamente escolhi o Blender 3D como tema.

Na verdade a palestra foi sobre Produção cultural com software livre, portanto falei um pouco sobre o uso do Linux em produções recentes de grandes estúdios, mostrando vídeos e imagens do Linux sendo usados para efeitos especiais de filmes e animações.

Essas são algumas fotografias do evento, gentilmente cedidas pela equipe de imprensa da faculdade. Repare nas fotos que estou devidamente “uniformizado”.

Sempre que faço essas apresentações esqueço-me de fazer o registro fotográfico, mas prometo que de agora em diante vou tentar registrar esses eventos, até em vídeo.

O tempo para a palestra foi curto, apenas uma hora, mas foi o suficiente para mostrar o que tinha planejado. O meu objetivo com a palestra era fazer com que as pessoas saíssem da palestra, com idéia que era possível produzir conteúdos, como animação e jogos usando apenas software livre como o Blender 3D.

A palestra foi organizada da seguinte forma:

  • Apresentação das ferramentas livres usadas para produção cultural
  • Empresas que usam essas ferramentas e seus “produtos”
  • Plataforma de criação multimídia e suíte 3D com o Blender 3D
  • Projetos criados com o Blender
  • Exibição do Big Buck Bunny
  • Demonstração de algumas das técnicas usadas no Big Buck Bunny
  • Apresentação do projeto Apricot
  • Apresentação de vídeos com demonstração do Yo Frankie!
  • Demonstração do Blender como plataforma de desenvolvimento de jogos

Como você pode perceber pela quantidade de assuntos, o tempo foi bem curto, mas foi o suficiente. No final da palestra ainda fiz uma pequena demonstração rápida sobre o funcionamento dos blocos de lógica do Blender, para a criação e animações interativas.

Ainda levei um DVD do Mancandy FAQ para fazer um sorteio (repare no DVD ao lado do projetor), mas no final das contas percebi que seria difícil fazer um sorteio justo, pois não tinha uma maneira simples de sortear o DVD, pois o evento não exigia inscrição. Então esse fica acumulado para a próxima apresentação.