Desde que as primeiras ferramentas 3d começaram a disponibilizar sistemas para fazer composição de elementos com nós, praticamente todas as grandes empresas começaram a oferecer essa ferramenta para seus usuários. No Blender 3D esse sistema já está disponível há mais de um ano, mas no Softimage XSI ele ganhou destaque com o lançamento da versão 7. Com essa versão, um módulo especial do Softimage chamado de ICE disponibilizou a composição com nós para vários efeitos e truques com objetos.

O uso desse tipo de ferramenta trás um benefício e um problema para a maioria dos artistas. O benefício é óbvio, a quantidade de combinações com o sistema de nós é praticamente ilimitada, possibilitando a qualquer artista uma gama de recursos para criação. Mas, como a quantidade de combinações é muito grande, os artistas acabam ficando intimidados com essa quantidade de opções.

Vejo isso nas minhas aulas de Blender quando abordo o uso dos nós para materiais e composição. A maioria dos alunos só consegue criar alguma coisa, quando passo a receita completa dos relacionamentos dos nós. Quando o exercício é fazer a engenharia reversa, a coisa complica e o pessoal não sai do lugar.

Como melhorar a experiência com esses sistemas? Minha recomendação para as pessoas que me perguntam isso é; estude e faça muitos testes. Apenas com muita prática, você vai conseguir entender a influência que um nós em especial tem em uma composição. Com esse tipo de conhecimento, será possível avaliar a composição antes mesmo de trabalhar com a ferramenta 3d.

Quer ver um ótimo exemplo de como funciona o ICE no Softimage XSI 7? Os dois tutoriais abaixo mostram muito bem o funcionamento da ferramenta, assim como a gama de possibilidades para criação.

O primeiro vídeo faz uma breve introdução ao ICE e o segundo já aborda a parte mais prática.


ICE: An Artist Tour #1 from Bradley Gabe on Vimeo.


ICE: An Artist Tour #2 — Production Primer from Bradley Gabe on Vimeo.

Já que esses sistemas estão disponíveis em vários softwares 3d, sem as diferenças claras de interface e técnica, os artistas que conhecem o funcionamento do sistema em um software, pode muito bem aplicar as mesmas combinações em outra ferramenta.

Cada vez mais esses tipos de softwares devem se basear em nós para criar cenas e efeitos em 3d. Se você quiser trabalhar nessa área, deve começar a estudar o funcionamento desses sistemas o quanto antes!