A quantidade de técnicas e ferramentas disponíveis para a modelagem 3d é impressionante, até mesmo com as opções mais simples dos softwares 3d, somados com um pouco de habilidade e visão artística, podem construir modelos complexos. Quando uma pessoa fala sobre escultura digital, normalmente pensamos em softwares como o ZBrush ou MudBox, que são baseados em pinceis especializados em criar pequenas deformações em um modelo 3d. Com isso o modelo é esculpido mesmo, de maneira muito semelhante à escultura tradicional com argila. Essa técnica exige conhecimentos técnicos e também alguma noção de escultura mesmo.

Mas, essa é a única maneira de fazer escultura?

Claro que não! Se você não tem habilidades para a escultura digital mais tradicional, pode tentar outra técnica, misturando os conceitos principais da modelagem por subdivisão.

Para isso, recomendo que você assista essa coleção de oito tutoriais em vídeo que mostram o processo de escultura de uma cabeça. Esses tutoriais são todos realizados no excelente Silo 3D, software especializado em modelagem por subdivisão.

Caso você queira ter uma idéia de como essa escultura digital acontece, veja um dos vídeos que selecionei da coleção.

No total, são mais de 60 minutos de vídeo!

Repare no vídeo que o processo é extremamente simples e consiste mais em um exercício de posicionamento estratégico de vértices e arestas do modelo, para conseguir a forma desejada no processo de escultura.

O artista selecionou uma imagem de referencia, para ajudar na criação da escultura e um modelo de 3d uma cabeça pronta. Esse tipo de modelo 3d pode ser copiado em vários web sites.

Depois que as imagens de referencia são devidamente posicionadas na viewport do software de modelagem, o artista importa o modelo 3d da cabeça pronta. Quando tudo está posicionado, começa o trabalho de posicionar os vértices do modelo 3d de maneira gradual, até que o modelo pronto, assuma a forma da referencia. No processo, a suavização do modelo 3d ajuda na comparação e validação da forma. Tudo bem que o Silo tem algumas opções de escultura baseadas em pincéis, mas a maioria do trabalho foi feita na manipulação dos vértices.

No final do processo o artista tem um modelo 3d detalhado e que pode ser apresentado como produto de qualquer ferramenta de escultura mais especializada. Claro que não é possível identificar ranhuras ou relevos minúsculos na topologia, mas o modelo 3d está bem detalhado.

A melhor parte é que essa técnica é baseada na subdivisão, portanto, qualquer software capaz de realizar esse tipo de modelagem, pode criar modelos assim e isso inclui o Blender 3D, 3ds Max, Maya, Softimage XSI e outros.