Uma tendência muito forte para os próximos anos na área de criação de conteúdo para cinema é a utilização de técnicas e ferramentas, para produção de vídeos com estereoscopia. O que é isso? Esses são aqueles vídeos que permitem a percepção de profundidade em 3d, com o uso de óculos especiais. Ainda me recordo do primeiro filme que vi, usando essa técnica no início dos anos 90. Foi um filme do Freddy Krueger, para ser mais exato foi o filme em que ele morre. Os últimos 15 minutos do filme era todos filmados usando estereoscopia, e quando recebíamos o ingresso era acompanhado de óculos especiais.

Nos últimos lançamentos do Maya 2009 e Photoshop CS4 Extended, a criação de conteúdo 3d usando estereoscopia de maneira nativa foi um dos destaques dessas ferramentas. Com o tempo, outras ferramentas 3d como o 3ds Max, Softimage, Cinema 4D e o Blender 3D devem ganhar ferramentas para trabalhar com esse tipo de técnica também, e o motivo para isso é simples, a demanda por esse tipo de conteúdo está crescendo.

Para promover a técnica e o lançamento do Maya 2009, a Autodesk elaborou um ótimo documento em PDF, com oito páginas que explicam muito da criação de conteúdo usando estereoscopia. (Procure o link chamado Stereoscopy White paper)

No início do arquivo PDF, existem uma explicação sobre o funcionamento da técnica e como a criação das duas imagens independentes pode enganar o nosso olho, e passar a impressão de profundidade no filme. Isso envolve a percepção de profundidade e uma acentuação do efeito conhecido como Parallax.

Existe um formato específico para esse tipo de conteúdo? Sim, o formato se chama S3D. No texto, todas as vezes que é referenciado algum conteúdo em estereoscopia, o formato S3D é usado.

O documento é muito interessante para quem tem interesse em se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, pois ele aborda o uso da técnica para ambientes de produção em cinema e TV. Por exemplo, ele mostra as diversas técnicas de posicionamento de câmera, como o uso de equipamentos com duas lentes, uma para cada olho.

Essa é a base de funcionamento da técnica no Maya. Existe uma câmera especial no Maya, que trabalha com duas câmeras diferentes, que renderizam imagens para ambos os olhos.