Como forma de divulgar o uso do Softimage XSI na produção de jogos, um ótimo making of das animações e cinematics do Ninja Gaiden 2 foi publicado no web site da Softimage. Essa é uma ótima maneira de combater o domínio da Autodesk nessa área, em que o 3ds Max abocanha uma boa parte do mercado de desenvolvimento de jogos. Eles querem mesmo é divulgar o produto entre pequenas e médias empresas de animação, para abocanhar uma parte do mercado do 3ds Max.

O destaque do making of é o uso do Softimage Face Robot, que permite automatizar o processo de animação facial dos personagens. Quase metade do artigo aborda apenas ao uso dessa ferramenta, que pelo visto ajuda muito no processo.

A animação facial dos personagens foi mesclada com o uso de atores nas vozes, somados com o processo de captura de movimento. Sempre que um personagem recebe esse tipo de captura de movimento, os animadores têm um grande desafio, que é adaptar a topologia das faces dos atores nos personagens. Mesmo com facilidade da captura do movimento, os pontos de controle estão em posições diferentes no modelo 3d.

A solução para esse problema foi uma ferramenta do Face Robot descrita no artigo, chamada de Retargeting. Essa ferramenta permite que os artistas 3d façam a adaptação dos pontos de controle, com apenas um clique do mouse. E isso não é tudo, o artigo também comenta a facilidade com que esses dados, como a animação das faces pode ser exportada e transformada em envelopes e movimento de bones. Assim fica mais simples fazer a integração com Game Engines diversas.

Além de mostrar várias imagens em alta resolução da produção do jogo, o artigo apresenta alguns pequenos vídeos de demonstração, com a equipe de desenvolvimento do jogo trabalhando na criação das animações. Se você quiser aprender um pouco, sobre como eles conseguem fazer as animações, os vídeos passam uma ótima idéia de como é o processo.

A empresa responsável pela produção dessa animação foi a Tecmo do Japão. Dificuldades com o inglês? Você pode tentar essa tradução automática do Google, a concordância não é perfeita, mas ajuda.