Os projetos que envolvem a modelagem e animação de personagens ou cenários, envolvem na maioria das vezes vários dias de trabalho, sem falar no conhecimento de praticamente todos os campos do conhecimento em computação gráfica 3d. Nas minhas aulas, sempre tento passar um panorama sobre o processo de produção e uma animação 3d, desde os primórdios da modelagem até a finalização da animação. Isso é muito importante para que os alunos, ainda encantados e achando que muita diversão o espera, tenham a real noção de como é o trabalho de um animador.

Um vídeo muito interessante foi publicado no Youtube há alguns dias atrás, mostrando de maneira bem rápida o processo de completo de modelagem e animação 3d no Maya. O processo todo foi condensado em apenas 7 minutos, mas acredite quando digo que é muito trabalhoso criar algo parecido.

O vídeo não tem legendas, mas é bem fácil compreender o processo apresentado. O autor do tutorial mostra a criação de uma pequena vinheta, com um urso.

No tutorial podemos perceber os vários estágios da produção, começando pela modelagem baseada no esboço de um personagem. Apesar de não mostrar toda a modelagem, a subdivisão de uma forma primitiva é evidente no vídeo e mostra muito bem, como criar um personagem com subdivisão.

Depois que o modelo base está criado, o tutorial direciona a produção para a finalização das articulações do personagem, sempre tomando cuidado para criar um modelo apropriado para animação. Quando o personagem está pronto, o artista 3d foca seus esforços nas texturas e materiais. Nesse ponto aparece o mapeamento UV, que permite que as faces do objeto sejam planificadas e uma imagem seja criada, com o posicionamento estratégico das faces identificado na imagem. Com isso, as texturas do personagem podem ser pintadas no Photoshop ou Gimp.

O próximo passo mostrado no tutorial é a configuração dos bones, para deformação da malha e simulação de movimentos. Aqui é bem evidente o processo de animação, que nunca parte direto para o resultado final, sempre são feitos vários testes antes do produto final. O principal objetivo dos testes é validar o timing da animação. Para isso o artista começa com as principais poses do personagem, parte para movimentos simples e quando tudo estiver validado, os movimentos definitivos são criados.

Por último, a iluminação da cena é configurada. No final, ainda é possível conferir a composição da cena finalizada na interface do Flash. Sim, mesmo não sendo a ferramenta apropriada para isso, muita gente gosta de exportar os frames de uma animação, como uma seqüência de PNG`s transparentes para compor nos Layers do Flash.

Se você não fazia idéia de como era feita uma animação, agora já sabe. Mas, não se engane achando que é rápido, esse vídeo foi editado e normalmente uma animação rápida assim, pode levar dias para ser produzida.