O mercado de escultura digital está bem aquecido, com uma briga muito boa entre a Pixologic e a Autodesk, a primeira com o seu aclamado ZBrush e a Autodesk tentando emplacar o MudBox. Nessa briga, quem sai ganhando são os usuários que recebem vários tutoriais e artigos produzidos pela própria empresa, que tenta mostrar que uma ferramenta é melhor. Nessa tentativa de melhorar visibilidade da sua ferramenta, a Autodesk disponibilizou de maneira gratuita no seu web site AREA, uma série de tutoriais sobre o MudBox 2009, explicando tudo que é necessário, para que um usuário possa começar a usar a ferramenta.

A idéia, segundo o anuncio da própria Autodesk é trabalhar com uma seqüência de tutoriais em vídeo, mostrando várias das ferramentas e vantagens do MudBox. Esse primeiro conjunto de tutoriais mostra a interface da ferramenta e o seu funcionamento, como atalhos de teclado e a navegação em 3d usando o mouse.

Nos vídeos, que somam um total de trinta minutos de duração aproximadamente, você vai conhecer o funcionamento das ferramentas de escultura, assim como trabalhar com um modelo base de um personagem humanóide.

O primeiro vídeo é basicamente sobre a interface mesmo, mas nos dois últimos vídeos o autor dos tutoriais faz uma breve introdução às ferramentas de modelagem e escultura, fazendo pequenas modificações no personagem e adicionando detalhes. Como sempre, depois de assistir esse tipo de vide, fica fácil perceber o quanto é importante conhecer uma ferramenta de modelagem e escultura como essas, para trabalhar detalhes nos personagens. Muitas vezes a solução não é usar texturas ou mapas do tipo displacement, mas sim partir para a escultura.

Em minha opinião o ZBrush ainda é mais atraente para os artistas, pela grande gama de ferramentas e compatibilidade com mais softwares 3d. Sem mencionar, claro, o fato do ZBrush ser multiplataforma.

Par os interessados em conhecer as ferramentas de escultura do Blender 3D, recomendo uma visita ao blog do Jose Fernando Reinicke, pois ele está publicando uma série de artigos, sobre as ferramentas de escultura do Blender 3D, imperdível para as pessoas que pretendem trabalhar com esse tipo de modelagem.