Nem tudo em animação 3d está relacionado com personagens, existe muita coisa para se estudar e configurar na animação de cenários, câmeras e de simulações mecânicas. O trabalho de um animador que trabalha com a criação de motores e máquinas é basicamente o de configuração dos relacionamentos entre os objetos, que funciona de maneira peculiar em cada máquina. Um tutorial muito interessante, elaborado com o uso do Softimage XSI, mostra o processo e configurações necessárias para fazer a configuração de um pistão típico de motores. Como você vai perceber pelo tutorial, os modelos usados na cena são extremamente simples, mas os relacionamentos e hierarquia entre os objetos precisam ser ajustados de maneira a favorecer o movimento do conjunto.

Esse é o tutorial, que apesar de ser rápido é bem elucidativo. Para as pessoas que quiserem usar o Softimage XSI MOD, que é gratuito, essa pode ser uma ótima introdução a modelagem e conceitos básicos dos softwares.


Rigging a piston in XSi from Paul Donaghy on Vimeo.

Depois que os dois primeiros objetos do conjunto estão criados, nesse caso dois cilindros, o autor do tutorial faz pequenos ajustes nos modelos, como selecionar o centro de um deles, para que usando o Snap do Softimage o ponto central possa ser deslocado para a parte inferior do modelo 3d. Repare que as opções de edição no Softimage ficam bem visíveis e fáceis de identificar no lado direito.

O próximo passo é adicionar um objeto especial chamado Null, que é usado de maneira a auxiliar na animação. No Blender 3D existe o Empty e no 3ds Max poderia ser o Dummy. Com o objeto Null na cena, começa o verdadeiro trabalho de configuração da animação, usando constraints. Os constratints são controles especiais que limitam ou controlam o movimento de um objeto de acordo com algumas condições. Por exemplo, nesse caso o autor do tutorial usou um constraint de direção (Direction), para fazer com que o cilindro sempre fique alinhado com o eixo Y do objeto Null. Logo depois de adicionar o constraint, o autor desloca o objeto Null e o cilindro gira, de maneira que a sua direção sempre fique apontada para o Null.

Esse princípio pode ser aplicado em qualquer ferramenta 3d, tudo que você precisa fazer é adaptar os nomes das ferramentas para os eu software de trabalho. Alguns softwares podem apresentar esse contratint de direção como sendo “Look At”, que é usado para fazer com que os olhos de um personagem fiquem olhando de maneira fixa para um objeto.

Com o cilindro superior, o constraint aplicado faz com que ele permaneça sempre na mesma posição, seguindo o movimento do objeto Null.

Por último, mais um cilindro é adicionado na cena para funcionar como uma rota, impulsionada pelo pistão. O relacionamento dessa roda é todo construído com hierarquias. Quando o objeto Null é configurado como filho do cilindro menor, que é filho do cilindro maior, o conjunto todo é movimentado quando o cilindro maior gira.

E no final temos uma animação simulando um pistão! Pode parecer complicado, mas é esse tipo de conhecimento e configuração que consegue criar animações complexas e simular máquinas em qualquer software 3d.

E como já havia comentado no meio do artigo, você pode reproduzir esse exemplo em qualquer software 3d, pois os conceitos são os mesmos.