Agora mais uma seqüência de tutoriais com um tema um pouco mais complexo. O primeiro artigo de hoje falou sobre a modelagem de um machado usando o Maya. O tema é interessante, mas com nível de dificuldade entre básico e intermediário. Agora vamos elevar um pouco mais o nível, com um excelente tutorial de modelagem de uma face, usando o Modo da Luxology. Para quem não conhece o Modo é uma ferramenta 3d fantástica, que aos poucos está se transformando em uma suíte de animação e modelagem. Talvez você não conheça a história por trás do surgimento do Modo.

Tudo começou com um grupo de funcionários da Newtek, desenvolvedores do LightWave que gostariam de propor mudanças radicais de paradigmas e funcionamento para o LightWave, mas essas mudanças foram rejeitadas pela Newtek. O que eles fizeram? Pediram demissão e fundaram a Luxology. Bem, assim conta a lenda do surgimento do Modo.

Com o tempo acredito que ele deve se tornar uma ótima opção para quem procura um software proprietário, como alternativa à hegemonia da Autodesk nessa área. O software custa menos de 1000 dólares e tem versões de teste por 30 dias, disponíveis no web site da luxology. Sem mencionar os vários “pacotes” com tutoriais gratuitos para download.

Vamos ao tutorial! No total são 6 vídeos, reunidos mais uma vez em uma playlist do Youtube para facilitar a navegação entre os tutoriais:

O tempo total do tutorial é de aproximadamente uma hora, em que o autor usa e abusa de edge modeling para criar um rosto humanóide, com base em uma fotografia. A foto é de uma mulher, usada como referência pare gerar o modelo 3d. Esse tutorial é muito interessante por dois aspectos:

  1. Aborda a criação de um modelo 3d complexo com o uso de uma técnica simples, basicamente a extrusão de arestas de um modelo 3d simples. Depois que as arestas estão criadas, o autor aplica transformações simples para posicionar os vértices e suavizar o modelo 3d.
  2. A parte final do tutorial é dedicada à modelagem da orelha da personagem, que em minha opinião está bem completa! Sempre é interessante encontrar tutoriais que abordem a modelagem de topologias complexas, como é o caso das orelhas.

Como de costume, apesar do tutorial ser todo desenvolvido no Modo, qualquer software 3d com opções de extrude e manipulação de vértices, pode tranquilamente reproduzir o mesmo modelo.