É possível criar um modelo 3d usando esculturas no Blender 3D? Se você acompanha o blog já há algum tempo, deve saber que é perfeitamente possível fazer isso no Blender. Para comprovar essa constatação, vou indicar hoje um tutorial fantástico, elaborado por um artistas 3d chamado Leonardo Davi. O tutorial foi criado como o projeto de conclusão de curso do Leornando, o curso era sobre Artes visuais. O tutorial mostra todo o processo de modelagem e escultura de um modelo 3d humanóide, que pode ser conferido na imagem abaixo.

Antes de partir para o download, devo alertar para algumas características do tutorial. Todo o conteúdo está em vídeo, perfazendo um total com mais de duas horas de conteúdo. Se você tem aversão aos tutoriais em inglês, maioria na internet hoje vai gostar de saber que o Leonardo narra o tutorial todo em bom português, portanto você não tem desculpa para não tentar reproduzir o material.

Agora a parte que não é muito boa, os arquivos do tutorial são gigantescos! Somados os tamanhos dos arquivos são mais de 1GB de download, com todos os vídeos no formato OGG. Para assistir ao material sem maiores problemas, recomendo o uso do VLC.

O artigo em que o Leonardo faz o anúncio do tutorial pode ser encontrado aqui. Todos os vídeos, assim como o material de referência, como imagens e mapas de textura, podem ser encontrados nesse link, que leva para um servidor FTP. Lá você pode encontrar o material organizado em pastas diferentes no servidor.

Os vídeos têm os seguintes títulos:

  1. Basemesh
  2. Esculpindo
  3. Finalizando a escultura
  4. Retopologia
  5. Finalizando a Retopologia
  6. Normal Map

Apesar de ser um download longo especialmente se a sua conexão não for muito rápida, recomendo muito o download a todos os interessados em aprender, as técnicas necessárias para trabalhar com modelagem voltada para faces. Depois que você assistir esse tutorial, ficará fácil adaptar as técnicas e ferramentas apresentadas pelo Leonardo, para criar modelos 3d diferentes.

O melhor é que o procedimento de escultura digital é muito semelhante ao necessário para trabalhar em softwares como o ZBrush ou MudBox. Portanto, você vai aprender ao mesmo tempo a técnica de escultura, como as ferramentas do Wings 3D e do Blender 3D.