Essa dica é para as pessoas que estão estudando animação 3d com o 3ds Max, e gostaria de pratica um pouco mais com exemplos em vídeo. Um professor de animação 3d chamado David Fano, publicou no seu web site um ótimo tutorial com dicas sobre animação com o 3ds Max, que é perfeito para quem ainda está estudando e precisa de uma cena simples, mas que aborde os principais conceitos de configuração da cena, como os ajustes de curvas e posicionamento dos objetos.

O tutorial foi todo produzido com o 3ds Max 2009, portanto algumas coisas podem mudar, caso você queira tentar reproduzir o mesmo exercício em uma versão anterior.

O que mostra a animação?

A animação é bem simples e consiste em uma esfera, que vai quicando sobre um plano até que ela cai dentro de uma caixa. Assim que o movimento da esfera para, dentro da caixa, uma pequena esfera posicionada na frente da caixa muda de cor, simulando um aviso luminoso.

Pode parecer simples, mas a execução desse tipo de animação envolve vários conhecimentos úteis, e que podem ser aplicados em praticamente qualquer tipo de projeto envolvendo animação, com o 3ds Max.

Essa é uma lista do que você vai conseguir aprender ou reforçar, realizando a animação proposta no exercício:

  • Como adicionar keyframes com o Auto Key
  • Como adicionar keyframes com o Set Key
  • Ajustando o tempo e posicionamento de keyframes com o Track View
  • Animar configurações e parâmetros dos materiais
  • Alterar e ajustar o ponto pivot (centro) de um objeto para animação

Todos esses conhecimentos abordados no tutorial são básicos, mas de fundamental importância para um animador que queira desenvolver habilidades e investir em projetos mais complexos. No link indicado no início do artigo, você pode assistir a um vídeo com a demonstração da animação e fazer o download da cena usada no vídeo.

Se você não for usuário do 3ds Max, mas está estudando animação, esse pode ser um exemplo interessante para colocar a prova o que você já aprendeu até agora, pois as ferramentas e recursos usados no vídeo, está presentes em todos os softwares 3d.