Essa semana foi marcada pela atualização do SketchUp, para a versão 7 que apresentou algumas novidades bem interessantes, principalmente para quem usa efetivamente o SketchUp, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de projetos. Dentre todas as novidades dessa versão, sobre as quais falei um pouco no artigo sobre o SketchUp 7, a que mais me chamou a atenção foi a que mostrava os chamados objetos dinâmicos. Como eles funcionam? Se você quiser aprender um pouco mais sobre o funcionamento dessa incrível ferramenta do SketchUp, mais um vídeo bem interessante foi publicado no Youtube, produzido pela equipe do Google, mostrando o funcionamento da ferramenta.

A ferramenta permite trabalhar com objetos que respondem de maneira inteligente a determinadas transformações, como ajustes de escala. Qualquer pessoa que já passou por grandes projetos de modelagem, sabe que ajustes no tamanho de blocos e objetos, para que eles possam se adequar as dimensões do projeto são necessárias. Mas, na maioria das vezes essas alterações de tamanho, envolvem a adaptação da forma e muitas vezes o redesign do objeto como um todo.

Os objetos dinâmicos do SketchUp prometem resolver esse tipo de situação, veja o vídeo para aprender um pouco mais sobre o processo.

No vídeo, é mostrado um exemplo extremamente importante na manipulação de escadas. O primeiro exemplo mostra um objeto padrão, como tínhamos no SketchUp 6, em que uma escada é formada por faces de objetos, que “não se comportam” como uma escada. Depois, quando o objeto é configurado para funcionar como um bloco inteligente, as adaptações e mudanças nas dimensões da escada fazem com que o software adicione ou retire degraus do modelo 3d. O que é simplesmente um avanço tremendo em termos de produtividade!

O mesmo processo pode ser aplicado em objetos como móveis, cercas ou qualquer outro que possa se beneficiar com esse tipo de comportamento inteligente.

Depois de demonstrar essa nova opção de objetos dinâmicos, o vídeo apresenta um novo módulo interativo, que possibilita ao artista 3d, configurar comportamentos nos objetos. Por exemplo, você pode criar uma maquete eletrônica, em que durante uma apresentação do projeto, ao clicar sobre as portas ou janelas do modelo 3d, as mesmas se abrem como aconteceriam em uma animação.