Entre as principais dúvidas das pessoas que começam a trabalhar com o Blender 3D, é a parte de modelagem com precisão. Essa dúvida fica ainda mais evidente para os artistas que estão migrando de softwares como o 3ds Max. Nas minhas aulas sobre Blender, sempre recebo perguntas sobre o uso de ferramentas como o Snap; essa opção existe no Blender 3D? Claro que sim! O Blender possui sim uma opção de Snap muito poderosa, mas o seu funcionamento é um pouco diferente de outros softwares 3d, o que pode deixar muita gente confusa no início dos trabalhos.

Digo isso, pois eu mesmo encontrei um pouco de dificuldade quando comecei a trabalhar com modelagem exigindo precisão no Blender. O segredo para executar com sucesso esse tipo de modelagem no Blender é dominar o Cursor 3D.

O Cursor 3D tem papel fundamental no Blender, pois é com ele que podemos posicionar objetos em partes estratégicas do nosso cenário. Esse cursor funciona como um auxiliar do cursor do mouse, como se fosse um marcador para que você realize operações importantes. A primeira dessas operações básicas é marcar o local em que os objetos são criados.

Quer saber um pouco mais sobre o cursor 3d? O tutorial abaixo mostra as principais funções e utilidades do cursor 3d, principalmente no posicionamento de objetos.


Blender VT – Snap from Dimitris Christou on Vimeo.

A tecla que aciona e posiciona o Cursor 3D é a SHIFT+S em que um pequeno menu aparece, oferecendo várias opções de posicionamento do cursor ou dos objetos na cena.

Por exemplo, se você quiser posicionar um objeto sobre um determinado ponto de um círculo, como mostra o vídeo o procedimento é o seguinte:

  1. Entrar no modo de edição e selecionar o vértice desejado.
  2. Pressione a tecla SHIFT+S e escolha a opção Cursor->Selection.
  3. Voltar para o modo objeto, para depois selecionar o objeto que deve ser movido para a nova posição.
  4. Depois que o objeto estiver selecionado, acione a tecla SHIFT+S novamente e escolha agora a opção Selection->Cursor

Se você fez tudo de maneira correta, o seu objeto que estava sem posição definida no espaço 3d agora vai pular, para a posição em que o Cursor 3d estava.

O vídeo mostra esse tipo de operação, além de outras opções como a alteração do ponto Pivot (centro) dos objetos. Se você tem um mínimo de experiência com o Blender, não vai ter grande dificuldade em seguir os passos do tutorial, mesmo com a narração do material estando em inglês. A principal tecla de atalho você já conhece, que é o SHIFT+S.