Se você estava aguardando ansiosamente para ter uma idéia de como ficaria o Blender 2.50, um protótipo de como ficará a tão falada nova interface já está operacional. Como mencionei, esse é apenas um protótipo e serve apenas para fins de estudo e avaliação da equipe, portanto não será possível sequer trabalhar na 3D View com modelos 3d. Mas, o que é possível fazer com essa versão preliminar do Blender? Caso você queira fazer um teste, pode fazer o download diretamente do graphicall.org, nesse endereço para uma versão Windows.

Só para que você tenha uma boa idéia do que fazer com esse Blender 2.50, apenas navegar nos menus preliminares.

Depois de usar e testar por alguns minutos essa versão preliminar fica bem evidente, que o software ainda deve sofrer muitas modificações para chegar a uma versão alpha. Na parte direita da interface, você encontra apenas os menus, que devem originar algum tipo de sistema de navegação único, por todas as partes do Blender, como acontece com o Outline, mas mais semelhante a um gerenciador de pastas.

Para quem estava com muita curiosidade em conhecer a já lendária nova interface, esse preview mata um pouco da curiosidade. Em minha opinião, ainda acho que o Blender 2.50 deve demorar no mínimo mais 6 meses para ver a luz do dia. Nos últimos anos, o ciclo de desenvolvimento do Blender e os lançamentos de novas versões levava em média 4 meses. Isso quando o problema era apenas testar novas ferramentas, para achar possíveis problemas e providenciar correções.

Agora a coisa é muito maior, quando partes inteiras do software precisam ser reescritas, e principalmente novas e complexas partes dele, como a já também lendária Render API devem aparecer, os problemas e bugs que devem surgir, assim que os artistas 3d ao redor do mundo, comecem a fazer testes com o software, devem demandar um pouco mais de tempo.

Sem mencionar a grande quantidade de projetos envolvendo o desenvolvimento de novas ferramentas para o Blender, que ainda estão acontecendo. Por isso é que provavelmente, ainda teremos uma versão 2.49 do Blender antes de trabalhar mais com o 2.50.