Uma coisa muito importante em qualquer estúdio de animação e ate mesmo para um artista 3d é a possibilidade de mover seus modelos 3d, para outras ferramentas e conseguir extrair o que elas tem de melhor. Dentre as mais famosas ferramentas 3d, o Softimage XSI é conhecido por oferecer o maior nível de compatibilidade entre ferramentas 3d, e aliando isso as suas já poderosas ferramentas de animação, o software ganha status de “ferramenta fundamental” em estúdios. Devo confessar que muita gente que começa a usar o Blender, fica um pouco decepcionada em saber que não vai poder usar os seus arquivos salvos em formatos proprietários do 3ds Max, como os arquivos .max.

Mas, isso faz parte de qualquer migração de software. Para as pessoas que quiserem compatibilidade máxima entre aplicativos, recomendo usar o formato COLLADA. Assim os seus modelos 3d e projetos estão sempre salvos em um formato compatível com a maioria das ferramentas 3d.

Agora, vamos conhecer uma técnica muito interessante que consegue integrar animações produzidas no Maya e importa o material para o Blender 3D. Sim, um artista renomado na comunidade Blender elaborou um script que consegue importar animações completas do Maya, para que com o modo escultura do Blender, seja possível adicionar mais emoção a animação.

Você deve estar lembrado do AniSculpt que foi uma técnica apresentada por Daniel Martinez Lara, também conhecido por pepeland.


AniSculpt — Maya Connection Script from pepeland on Vimeo.

No vídeo, podemos acompanhar o mesmo procedimento realizado no antigo tutorial em que foi usado um dos personagens do Big Buck Bunny. Mas, agora o objetivo é trabalhar em uma animação produzida no Maya.

Assim que o modelo 3d é importado, o artista começa imediatamente a deformar e adicionar keyframes as poses do personagem. Esses keyframes são relacionados diretamente com o Shape Keys do Blender, e servem para que as deformações criadas com o modo de escultura possam demonstrar toda a fúria do personagem. (se você não entendeu, assista ao vídeo para compreender a fúria!)

No final do processo, o mesmo modelo 3d é exportado para o Maya. O processo é bem simples e esse Script promete facilitar a vida de quem trabalha com ambas as ferramentas 3d. Por enquanto, o código ainda não foi disponibilizado pelo Daniel, mas quando o for, será no seu web site que pode ser acessado nesse endereço.