A criação de design de personagens em 3d é um processo que pode atingir altos níveis de complexidade, tudo vai depender do contexto em que esse personagem será usado. A parte da modelagem do corpo em 3d é até simples, mas o design de partes como os cabelos e vestuário pode ser bem complexa. Dentre as várias maneiras de criar roupas, podemos citar a modelagem direta, em que o corpo do personagem no local em a pele não está exposta, nesse caso o artista cria a peça de roupa ao invés do personagem.

Se for necessária alguma interação física, como acontece em vestidos e capas, pode ser necessário trabalhar em múltiplas camadas de objetos, com o vestuário e a geometria necessária para interagir com as roupas.

Outra opção, no caso das pessoas que tem acesso a softwares de escultura digital é esculpir as roupas diretamente no modelo 3d. Para as pessoas que quiserem aprender um pouco mais, sobre a criação de roupas em modelos 3d usando o ZBrush. Existem dois ótimos tutoriais no Youtube, que mostram o processo completo, usando a extração de Meshs do ZBrush e o uso da retopologia.

O segundo vídeo é um excelente exemplo de como a função Retopo é útil, principalmente para trabalhar com adaptação de malhas em 3d. Ainda é difícil para algumas pessoas, entender a vantagem de usar o Retopo ou modelar direto o personagem, por isso o vídeo é interessante para artistas que usam softwares 3d em geral, e não apenas para o ZBrush.

O primeiro vídeo mostra a técnica de escultura de roupas, usando a extração de Mesh. O artista precisa marcar a área do modelo 3d usado para elaborar a roupa. A marcação é feita com a tecla CTRL, para que uma ferramenta semelhante ao extrude, crie um novo objeto com base na morfologia do modelo 3d. Com o resultado do extrude, o artista pode trabalhar os detalhes e da roupa com as próprias ferramentas de escultura do ZBrush.

Já com o segundo vídeo, o processo de retopologia é usado para elaborar o modelo 3d da roupa. Funciona da seguinte forma:

  • O artista desenha a topologia básica do modelo sobre a superfície
  • Depois que o esboço está pronto, o próximo passo é criar as arestas do modelo 3d
  • Assim que as arestas estiverem prontas, o software 3d cria as superfícies ligando as arestas

Esse é o conceito básico da retopologia, em que o artista determina a maneira com que as arestas do modelo 3d são organizadas.

Os vídeos são muito bons, e servem para mostrar exemplos de escultura digital que podem ser muito bem aplicados a qualquer processo de criação, envolvendo personagens virtuais.