No último final de semana, publiquei um artigo aqui no blog com um link para uma versão preliminar do que pode vir a ser o Blender 2.50, com algumas pequenas partes da interface já funcionais. Se você fez o download dessa versão de testes, deve ter ficado um pouco decepcionado, com o pouco que é visível até agora da interface. Mas, mesmo assim é muito bom ter uma noção de como ficará a tão aguardada nova interface, que promete deixar o software mais intuitivo. Para as pessoas que abriram o Blender 3D e ficaram perdidas, sem saber como fazer para testar a nova interface, um vídeo bem interessante com uma explicação de cada uma das novas áreas foi publicado por um dos desenvolvedores envolvidos no processo de atualização.

O vídeo que tem aproximadamente 12 MB pode ser copiado desse endereço, e o autor se chama Michael Fox.

No vídeo, o autor passa por cada uma das novas partes da interface mostrando até agora o que está pronto no Blender 2.50. Como você já deve ter percebido não é muita coisa, mas as mudanças já são bem vindas. Ele passa pelo novo menu de navegação, que dará acesso a todas as partes do Blender 3D até mesmo Scripts em Python podem ser controlados ou acionadas daquele menu.

Novos controles para determinar e atribuir valores em parâmetros relacionados com modelagem 3d ou animação, podem ser controlados de maneira ligeiramente diferente ao que existe hoje.

Uma parte da interface do Blender, que vai continuar presente de maneira reformulada é o Header. As janelas ainda devem possuir Headers, mas com uma maneira de trabalho e opções disponíveis um pouco diferentes.

A expectativa agora é para o momento em que a 3D View estará funcional, para conferir as mudanças na interação com objetos 3d. Como essa será uma reformulação geral do Blender, acredito que ainda demore um pouco para que o desenvolvimento dessa nova versão atinja esse estágio.

O vídeo funciona como um ótimo guia para quem quiser testar e acompanhar um pouco a navegação com a nova interface. Faça o download das versões preliminares no graphicall.org e comece imediatamente a fazer os testes com a nova interface.