Como a maioria das pessoas que começam a trabalhar com 3d, atacam primeiro a modelagem 3d pelo fato óbvio de que precisamos de alguma coisa, para poder passar aos outros estágios como animação e iluminação, a parte de configuração e setup de objetos para animação fica de lado. Isso tanto é verdade, que muita gente acaba fazendo tanta modelagem que deixa um pouco de lado essa parte de configuração de objetos para animação. Pois saiba, que devido ao enorme número de pessoas com habilidades em modelagem, o mercado de trabalho em computação gráfica 3d valoriza muito mais um artista com conhecimentos em animação.

A configuração de objetos, personagens e veículos para animação é até mesmo mais complexa que a modelagem, que pode ser treinada e praticada por um número maior de pessoas. Já com a configuração de veículos e personagens, o artista precisa aliar conhecimentos técnicos em animação, como a necessidade do uso de cinemática direta e inversa, com base na dinâmica e funcionamento do objeto animado.

Para que você tenha uma idéia da complexidade e nível de detalhes exigidos em projetos do tipo, o vídeo abaixo é uma excelente compilação de veículos com a configuração da animação pronta, tudo produzido no Maya.

Apesar de não ser um tutorial em si, o vídeo é muito instrutivo, pois mostra em toda a sua complexidade e detalhes os controles necessários para poder trabalhar esse tipo de animação em veículos. Com personagens humanóides a coisa é bem mais simples, existindo até mesmo técnicas e estruturas de hierarquia bem conhecidas até mesmo por animadores sem especialização no assunto.

Mas, quando um projeto envolve o uso de vários tipos de veículos, com peças e componentes móveis a coisa complica muito. No vídeo podemos citar o exemplo do tanque de guerra, que precisa de uma configuração diferente para o movimento da esteira e das armas.

Quem quiser estudar esse tipo de dinâmica nos movimentos de objetos 3d, pode usar modelos chamados de Proxy. Esses modelos 3d são extremamente simples, compostos na sua maioria por sólidos geométricos deformados. Com esses modelos, você pode adicionar hierarquias e ossos, para simular e estudar os movimentos.

O trabalho dos animadores e modeladores 3d é importante em todas as esferas de um projetos, mas a animação é mais valorizada por ser mais complicado encontrar pessoas com esse tipo de habilidade. Fica a dica para quem quiser estudar e buscar um diferencial para o currículo.