Na modelagem 3d alguns objetos e principalmente partes de um personagem gerar verdadeiro terror em artistas 3d com menos experiência. Já comentei aqui várias vezes, sobre os truques que são usados algumas vezes, para esconder problemas na modelagem das partes de um personagem. Por exemplo, os personagens com problemas nas mãos, geralmente usam luvas grandes e para esconder as orelhas o mais comum é fazer o personagem usar chapéus ou então, posicionar os cabelos estrategicamente sobre as orelhas do mesmo.

Tudo isso tem uma desculpa bem fundamentada, as orelhas e as mãos de um personagem são algumas das partes mais complicadas de modelar. A topologia de uma orelha é muito complexa de reproduzir e exige muito treino e conhecimento da anatomia.

Para quem quiser começar com esse tipo de modelagem, usando as técnicas fundamentais da subdivisão, um tutorial muito interessante mostra o processo completo no 3ds Max, usando apenas extrude, corte e soldagem de vértices (weld).

Como o tutorial tem como objetivo a modelagem de uma orelha em lowpoly, perfeita para personagens destinados a renderização em tempo real, como os projetos para jogos, a técnica pode ser reproduzida em outros softwares 3d de maneira simples.

Para tentar adaptar a técnica, basta assistir ao vídeo algumas vezes e tentar usar a mesma seqüência de edições realizadas pelo autor do tutorial.

No Blender, a coisa precisa ser feita com um pouco mais de paciência. Repare que no início do tutorial o modelo é criado usando uma grande N-Gon. O Blender ainda não suporta o uso de N-Gons, mas isso pode ser trabalho usando uma estrutura um pouco mais planejada. O que é uma N-Gon? Essa é uma maneira diferente de representar planos em 3d, com a possibilidade de usar faces com mais de 4 lados. Apesar de ser contra, pela polêmica e tendência a elaboração de modelos 3d menos trabalhados, muita gente não sabe trabalhar sem esse tipo de recurso. Quando você se planeja e acostuma a usar planos apenas com 3 ou 4 lados, a topologia dos modelos 3d fica mais limpa.

Sem falar da facilidade em deformar os objetos em animação! Para quem quiser treinar, esse é um ótimo exercício.