O lançamento do Yo Frankie! não marcou o término do projeto, que mesmo depois de entregar uma excelente versão da animação interativa, ainda precisa de melhorias e pode ser expandido. Assim como acontece com outros jogos comerciais, o jogo precisa ou pode receber melhoramentos e o Barton Campbell, um dos membros da equipe de desenvolvimento do jogo lançou um pequeno concurso, para incentivar as pessoas ao redor do mundo a trabalhar no design de um novo nível para o jogo. Sim, você pode fazer o download o material do jogo e elaborar um novo nível, usando o mesmo gameplay elaborado pela equipe, basta trabalhar nos desafios e recompensas do jogo de maneira inovadora.

Para não dizer que o projeto é de voluntariado, o Campbell oferecendo três prêmios para os três primeiros colocados que são 250, 150 e 100 Euros respectivamente.

Concurso Game Design

Se você quiser saber mais sobre o concurso, recomendo visitar o comunicado do próprio Campbell no blog do jogo. Lá é possível encontrar as regras para o desenvolvimento do projeto, assim como a maneira com que o mesmo será avaliado.

O anuncio desse concurso, mostra que apesar de toda a polêmica gerada pelo projeto, inclusive com algumas pessoas dizendo que o Yo Frankie! manchou a imagem do Blender 3D, como plataforma de desenvolvimento de jogos. A maior parte das críticas aparecem em comunidades de usuários ou desenvolvedores de jogos que não estão diretamente relacionados com o Blender 3d. Nessa hora, a análise costuma ser mais imparcial, pois os artistas 3d que usam o Blender acabam colocando um pouco da admiração e respeito que tem pelo software, no momento de tecer críticas mais ácidas ao projeto.

O jogo tem problemas sim, mas como já foi mencionado no texto do concurso, devem haver novas versões com correção de bugs e expansões no jogo.

Mas, que jogo é esse? Caso você não saiba, o Yo Frankie! é um projeto de jogo desenvolvido totalmente no Blender 3D, que originalmente deveria usar a engine do Crystal Space 3D para renderizar a animação em tempo real, mas no meio do projeto uma reviravolta, causada pela falta de integração entre as equipes fez com que todos os esforços fossem concentrados na Game Engine do Blender. Todo o jogo, assim como os arquivos fontes e tutoriais do mesmo, podem ser copiados de maneira gratuita na página de downloads do projeto.

Esse concurso é uma excelente oportunidade para as pessoas interessadas em trabalhar com game design, colocar em prática uma atividade comum nesse ramo, o desenvolvimento de novos módulos de jogos, com base em tecnologias e estruturas já existentes.

A existência de parâmetros e principalmente restrições para o design desse novo nível é que torna o projeto tão interessante, pois é exatamente isso que acontece em projetos de maior escala.

Esta é uma ótima atividade, para os artistas que estão aproveitando férias da faculdade ou trabalho agora em Janeiro.