No final do último ano comentei aqui no Blog que havia aceitado um grande desafio para esse semestre, que era ministrar uma disciplina que envolvesse multimídia para web com a introdução de conteúdos em 3d. O meu plano é usar o Blender 3D junto com o Adobe Flash para criar animações em 3d interativas para a web, com intermédio de uma engine 3d de código aberto para o Flash chamada de Papervision 3d. O uso dessas ferramentas requer conhecimentos intermediários em todos os níveis do projeto, desde a modelagem 3d até a programação em ActionScript no Flash, usando os módulos e códigos próprios do Papervision 3D. Mas, o resultado para uma animação 3d integrada em web sites e simplesmente fantástico, o que faz valer o esforço empregado no projeto.

Como parte dos preparativos para ministrar da melhor maneira possível a disciplina, estou fazendo muitas pesquisas e anotações na documentação oficial do Papervision 3d e também nos tutoriais que encontro pela web. Um desses tutoriais pode ajudar a explicar melhor o processo de criação com essas ferramentas, ele mostra como é possível integrar o 3ds max com o Papervision 3d na animação de um avião em lowpoly.

Esse tutorial é composto por vários vídeos e apresenta um tempo considerável, portanto recomendo que você assista quando tiver um tempo razoável de sobra, algo em torno de uma hora e meia.

A primeira parte é totalmente dedicada a modelagem 3d por subdivisão no 3ds Max de um avisão simples, para que depois de terminado o processo o modelo seja exportado no formato COLLADA, para o Flash. No final do tutorial o autor mostra o processo de configuração de animação no Flash, com o uso de ActionScript.

Esse é apenas um dos vídeos do tutorial, para que você tenha uma idéia do produto final.

Mesmo que você não esteja interessado na parte de interação de objetos 3d com o Flash e Papervision 3D, recomendo que assista apenas a primeira parte, em que o autor dá ótimas dicas de modelagem por subdivisão, usando as ferramentas do 3ds Max.

No meu caso o tutorial será muito útil até como forma de exercício, mas claro que a parte de modelagem 3d será substituída pelo uso do Blender 3D. Depois que a disciplina estiver terminada, posso reunir material suficiente para ministrar essas disciplina com mais facilidade em outros semestres, pois a demanda por uso de 3d na web com o Flash deve crescer muito ainda, pois isso abre novas possibilidades de integração com as interfaces criadas para web sites.

Esse tema é um dos que está na minha lista de interesses, para um provável título de livro no futuro. Mas, o desafio será muito grande, pois o mesmo irá abordar três tecnologias diferentes em um único título. O desafio será fazer algo voltado para pessoas com conhecimentos básicos em cada uma das áreas, e conseguir ensinar tudo sem usar muitas páginas e imagens.

Se der certo, no final do ano aviso aqui no Blog!