Hoje foi um dia muito bom para os artistas e animadores 3d que usam o 3ds Max para suas criações, principalmente se a sua especialidade for animação de personagens. Dois plugins muito úteis para o 3ds Max foram disponibilizados de maneira gratuita pela Autodesk e pela Lumonix. Talvez você nunca tenha ouvido falar de nenhuma dessas ferramentas que vou mencionar, mas depois de conhecer um pouco mais sobre elas, muito provavelmente você fará o download de ambas. A primeira ferramenta é da Autodesk e se chama Softimage CAT. Essa é uma ferramenta muito semelhante ao que faz hoje o Biped do 3ds Max, mas é muito mais poderosa e flexível.

O CAT não foi desenvolvido originalmente pela Softimage, mas por uma empresa especializada em animação de personagens na Nova Zelândia. Em 2006 o software foi comprado pela Softimage e comercializado como parte do portfólio da empresa para o 3ds Max. Como a Autodesk comprou a Softimage, eles agora estão disponibilizando o CAT de maneira gratuita para os usuários registrados no serviço de assinatura da Autodesk. Se você ou a sua empresa estão enquadrados nesse perfil, corra para fazer o download. O anúncio oficial desse lançamento, pode ser conferido aqui.

Essa é uma maneira de incentivar usuários do 3ds Max a fazer a assinatura do suporte a novas ferramentas da Autodesk. Mas, o valor do software compensa, pois a licença do CAT custa quase 1000 dólares.

Caso você queira apenas aprender o funcionamento do CAT, recomendo visitar a Wiki do CAT para 3ds Max. Lá é possível encontrar vários tutoriais em vídeo e tutoriais, sobre o uso da ferramenta em projetos de animação para o 3ds Max. Existe uma versão de testes do CAT que pode ser usada por 30 dias, para fins de avaliação da ferramenta.

Outra opção para as pessoas interessadas em ferramentas para animação de personagens é o Puppetshop, plugin que se tornou gratuito hoje também, sendo especializado na animação de personagens. O Puppetshop é semelhante ao Biped e CAT, mas conta com alguns diferenciais, com o a construção e armazenamento de bibliotecas de personagens pré-configurados e poses prontas, para uso em animações.

O Puppetshop pode ser copiado de maneira gratuito no web site da Lumonix, empresa que desenvolve esse e muitos outros plugins para o 3ds Max. Depois de acessar a página do próprio Puppetshop, você precisa adicionar o seu e-mail na caixa de diálogo, na parte inferior da página e clicar no botão download. Uma mensagem será enviada para seu e-mail, com o link para download do software.

Esse é um tutorial que mostra um exemplo do funcionamento do Puppetshop, criando uma biblioteca de poses para usar em animação.

Repare que o artista usa um Puppet pronto de um personagem representando uma aranha (ou seria um quadrúpede?), e aos poucos cria várias posições chave, para uso posterior em uma animação. O plugin até cria uma pequena visualização de cada uma das poses.

No web site da Lumonix é possível encontrar mais de 15 tutoriais em vídeo, explicando vários aspectos do funcionamento do plugin. Esse download é gratuito para qualquer usuário, até mesmo se você não tiver o 3ds Max.