O primeiro passo para quem está querendo aprender animação 3D é o trabalho com keyframes. Antes de partir para a edição de curvas, pricípios de animação e outros, é necessário dominar os keyframes. Um keyframe, ou quadro-chave é usado para marcar posições chave de um objeto ao longo do tempo. Por exemplo, caso um animador precise criar uma animação em que um objeto se desloque em linha reta sobre um plano, basta criar dois keyframes em posições diferentes no espaço 3D e em frames diferentes.

Para os usuários do 3ds Max, o tutorial abaixo mostra muito bem o funcionamento básico dos keyframes, e as formas de adicionar e gerenciar esses quadros para criar animações. O vídeo é ideal para quem está começando a estudar animação, pois apresenta os elementos necessários para trabalhar com keyframes.

Como é possível perceber, o autor utilizar uma tecla na interface do 3ds Max chamada Auto-Key, que consegue adicionar keyframes de maneira automática nos objetos selecionados. Agora, antes de começar a criar uma animação é importante prestar atenção a seqüência de ações necessárias para que a animação seja criada. Repara que antes de posicionar o objeto na posição desejada, o autor do vídeo muda a posição do frame em que ele quer adicionar o keyframe.

Por exemplo, para fazer o objeto se mover de um lado para o outro, basta acionar o Auto-key e depois posicionar o objeto no ponto de partida de animação, depois você move o marcador do tempo até a posição final e por último desloca o objeto até a posição desejada no espaço 3d. Algumas pessoas ainda se atrapalham um pouco com essa ordem de ações e acabam perdendo o controle sobre a animação. Se alguma coisa de errado acontecer, repare que nos pontos em que existem keyframes, fica sendo exibido um pequeno quadrado vermelho que destaca a existência de mudanças no objeto.

Algumas dicas valiosas para trabalhar com animação no 3ds Max, que o vídeo não comenta:

  • Para excluir um keyframe, basta clicar sobre a marcação do keyframe na timeline e acionar o delete no teclado;
  • O primeiro keyframe não precisa ser adicionado com transformações no objeto, você precisa apenas clicar com o botão direito do mouse sobre a timeline e acionar a opção Set Key.
  • Para deslocar a posição de um keyframe é só clicar sobre ele na timeline, e com o botão do mouse pressionado arraste o keyframe até a nova posição.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre os keyframes no 3ds Max, e pode começar a fazer as suas animações. Os princípios usados pelo 3ds Max são os mesmos para todos os softwares 3d, portanto é possível reaproveitar o conhecimento em outros softwares.