As transformações são o pilar de qualquer software de modelagem 3D, em que o uso de modificações como escala e rotação podem ajudar na criação dos mais variados modelos 3D, com técnicas como a subdivisão. Mas, maioria dos artistas 3D gostaria de fazer pequenos ajustes na maneira como essas transformações funcionam, principalmente na escala. Um dos maiores problemas desse tipo de transformação está relacionada com a orientação dos ícones e atalhos oferecidos pelos softwares 3d, os chamados Widgets. Esses ícones estão sempre orientados pelos eixos cartesianos (X, Y e Z), ou então permitem apenas alguns ajustes simples, como a escolha de coordenadas globais ou locais para os objetos. Portanto, sempre que é necessário fazer alterações no objeto o artista 3d encontra um pouco de dificuldade no uso da escala.

No SketchUp isso não é diferente, os artistas 3D encontram muitas dificuldades com algumas operações de redimensionamento, em paredes e planos não ortogonais. Mas, isso pode ser melhorado com algumas ótimas ferramentas que adicionam novas funcionalidades ao SketchUp. Um plugin promete melhorar muito as operações de escala no SketchUp, ele se chama FreeScale e adiciona algumas fantásticas ferramentas ao sistema de transformações do SketchUp. Esse plugin pode ser copiado de maneira gratuito nesse endereço, mas você deve ter um pouco de cuidado ao usar a ferramenta, pois ele ainda está em fase Beta.

No mesmo endereço indicado para o download, é possível encontrar as instruções para instalar o plugin. Infelizmente os usuários do Mac OS ainda encontram alguns problemas com a ferramenta, segundo comentários do próprio autor do plugin. Mas, de maneira geral os artistas que usam o SketchUp no Windows não tem nenhum tipo de dificuldade.

O vídeo abaixo mostra bem o funcionamento do plugin, com alguns exemplos do seu uso:

Essa é a lista com alguns dos recursos adicionados pelo plugin:

  • Escala alinhada com a orientação da face selecionada;
  • Escala alinhada com a orientação de outros objetos. O artista pode selecionar outras faces e arestas para alinhar o widget da escala;
  • Widget adaptado para aplicar transformações do tipo Taper, em que o objeto é deformado em apenas partes isoladas.

A gama de possibilidade do plugin é bem maior, mas esses são os pontos principais do FreeScale, que é indispensável para todos os artistas 3d que usam o SketchUp para modelagem 3d. O próprio Google deveria considerar a possibilidade de flexibilizar a ferramenta de escala do SketchUp, seguindo o exemplo do que o FreeScale faz.

Esse plugin é uma ótima adição ao SketchUp e pode ajudar muito em projetos de modelagem que envolvam planos e faces não ortogonais, o que é comum em projetos de edificações com telhados, sacadas, varandas e outros.