O Silo 3D é uma excelente ferramenta de modelagem 3d por subdivisão, que conta com alguns usuários fiéis e ótimas ferramentas para elaborar modelos complexos, usando basicamente subdivisão. O web site do Silo 3D é recheado com alguns tutoriais muito interessantes sobre modelagem 3d, para promover o seu uso entre artistas. A lista de tutoriais estava um pouco defasada, mas nas últimas semanas alguns novos vídeos foram adicionados e podem ser de grande utilidade para quem quiser conhecer a ferramenta, mas também estudar mais modelagem 3d.

Como a modelagem 3d por subdivisão é uma técnica presente na maioria dos softwares 3d, mesmo que você não seja usuário do Silo, pode aprender um pouco mais sobre a técnica e também tentar reproduzir no seu software 3d preferido. Os tutoriais estão disponíveis para consulta no próprio web site da Nevercenter (desenvolvedora do Silo), assim como é possível fazer o download do material no formato MOV.

modelagem3d-silo-subdivisao

O material do Guerrilla CG também pode ser encontrado no web site, mas o destaque mesmo fica para os tutoriais de modelagem. Entre os novos vídeos, dois deles merecem destaque pela qualidade do material elaborado assim como os detalhes abordados:

  • Tutorial de modelagem de um minotauro: Esse tutorial mostra em três partes o processo de criação de um personagem de fantasia, que é bem detalhado e explicado pelo autor.
  • Tutorial de modelagem para um carro antigo: Apesar de ser sobre modelagem de personagens, o tutorial anterior não se compara em nível de detalhamento e complexidade a esse, que aborda a modelagem 3d de um veículo com muitos detalhes, e topologia complexa. O modelo 3d seria melhor trabalhado, em termos de facilidade usando NURBS, mas o desafio de criar o objeto com subdivisão é muito interessante.

Se você está interessado em modelagem 3d, ou gostaria de aprender um pouco mais sobre o Silo, os tutoriais são mais que recomendados.

Um ponto interessante sobre o Silo, é que você pode fazer o download de uma versão Trial do software, que mesmo depois de terminado o prazo para a avaliação, não deixa de funcionar. O software assume a função de um conversor de arquivos, e permite funcionalidade total para modelos com menos de 50 polígonos. Eu sei que é pouco, mas é melhor que nada.