O resultado dos pequenos erros e deslizes no processo de modelagem 3d acabam aparecendo inevitavelmente na renderização. A maioria dos softwares de modelagem 3d hoje, é bem flexível em relação ao que pode e não pode ser feito em termos de geometria, resultando em modelos 3 com faces sobrepostas e outros pequenos problemas. No momento em que precisamos renderizar a cena, aparecem pequenos erros e partes pretas na imagem. Em quase oitenta porcento dos casos isso é resultado de problemas na modelagem. Caso existisse uma maneira de fazer uma análise no modelo, usando um script ou ferramenta que possibilite ao artista 3d avaliar e identificar erros, antes de iniciar o processo de modelagem, muito tempo na correção de problemas seria economizado.

No 3ds Max 2010, uma ferramenta que faz exatamente isso será disponibilizada para que artistas possam ter uma visão interativa dos modelos 3d, para avaliar erros e problemas. Essa ferramenta se chama xView Mesh Analyser sendo mais uma opção de visualização do 3ds Max. Caso você queira conhecer o funcionamento da ferramenta, um vídeo de demonstração do xView Mesh Analyser no 3ds Max 2010, pode ser encontrado aqui. No vídeo podemos conferir o uso da ferramenta para identificar dois tipos de erros bem comuns:

  • Faces sobrepostas
  • Faces com normais invertidas impedindo que o objeto seja visualizado no render

3ds-max-2010-xview.jpg

Pela descrição disponível no mesmo link, essa ferramenta também poderá ser personalizada, para que os artistas 3d possam atribuir suas próprias condições de análise e encontrar erros não previstos pela ferramenta padrão, que acompanha o software.

Essa é uma excelente idéia do ponto de vista das ferramentas e melhorias no trabalho e desenvolvimento de novas opções para o software. Na maioria dos casos, as ferramentas que eram adicionadas em novas versões dos softwares tinham como objetivo único melhorar o desempenho ou velocidade da modelagem, mas em momento algum ajudavam a melhorar trabalhos já existentes. Para os artistas 3d que começam hoje já com hábitos de modelagem desleixados, o xView deve ser uma ótima adição.

Quem aprendeu a modelar há algum tempo, deve ter mantido hábitos mais organizados de modelagem. Com o uso das n-gons parece que todos querem construir a topologia dos modelos de qualquer maneira! Na época do saudoso Autodesk LightScape, que no final dos anos 90 chocava qualquer artista 3d com a qualidade do render baseado em radiosidade, que precisava de modelos 3d apenas com faces quadradas praticamente, os artistas 3d tinham que planejar muito a modelagem.