A cada dia que passa podemos conferir mais novidades e versões estáveis do Blender 2.50, que está ganhando forma. O vídeo que indico nesse artigo é uma demonstração de como está o andamento do desenvolvimento do software, que para espanto de muitos está com uma interface relativamente semelhante ao conceito já consolidado pelo Blender. Portanto, os motivos para entrar em pânico para eventuais mudanças na interface são infundados. O que aconteceu realmente até agora foi a atualização nos ícones do Blender, para que os mesmos tenham uma aparência mais agradável e correspondente a função. Mas, não foram apenas os ícones que tiveram modificações e atualizações, algumas janelas novas permitem acessar novos parâmetros e opções dos objetos de maneira mais rápida.

O vídeo abaixo foi produzido por um usuário do Blender chamado de Michael Fox, e mostra vários dos aspectos do Blender 2.50.

No vídeo são abordados os seguintes aspectos do Blender 2.50:

  • Organizando keyframes
  • Divisões de janelas
  • Novos menus

Ainda é possível conferir um pouco do código fonte do Blender, para quem nunca teve oportunidade de visualizar esse aspecto do Blender.

Essa versão do Blender ainda deve passar por muitos testes e deve ficar estável apenas no segundo semestre. Até lá, ainda deve ser lançada uma versão 2.49, com a imensa quantidade de recursos que ainda está em desenvolvimento. Portanto, não se preocupe com a versão 2.50 ainda!

Agora vamos conferir algumas dicas interessantes para a versão atual do Blender 3D. A primeira dica na verdade é apenas a indicação de um vídeo que gravei na semana passada, sobre o tutorial que simula o uso do Script Solidify Selection. esse vídeo foi um teste para avaliar a criação de tutoriais em alta resolução para o Youtube e Vimeo. Depois de gravar o tutorial, converti o vídeo usando o codec h264 e o resultado pode ser conferido abaixo. Use a seta no player para escolher a opção de assistir em HD.

Agora, outra dica interessante que foi indiretamente motivada por um artigo aqui do Blog. Um artigo que escrevi sobre as novidades do 3ds Max 2010, comentava a incorporação do plugin Polyboost na ferramenta. O leitor Paulo Gomes indicou o artigo no fórum Blenderartists.org, e perguntou se existia alguma ferramenta ou script no Blender que realizasse a mesma operação. Bem, naquele momento em especial não, mas logo um desenvolvedor criou um script em python para que a função que converte edge loops em curvas fosse realizada no Blender!

O resultado do script, assim como um tutorial sobre o seu uso podem ser conferidos aqui.

Esse é um vídeo de demonstração da ferramenta:

Fiquei feliz em ver o resultado, pois mesmo sem ter contribuição direta, fico com a impressão que o artigo sobre o Polyboost teve influência indireta no desenvolvimento de mais uma ferramenta para o Blender! Agradeço ao Paulo pela referência.