Um software que tem aparecido de maneira relativamente freqüente em várias análises e comentários, como sendo uma alternativa poderosa aos softwares da Autodesk é o Houdini. Caso você nunca tenha usado o Houdini e quer saber o motivo que faz desse software uma opção tão poderosa para modelagem, animação e trabalhos envolvendo simulações físicas em 3d, encontrei um vídeo que mostra o procedimento para realizar uma operação extremamente simples em modelagem, que é a criação de objetos com base em operações Booleanas. As operações booleanas são aquelas que geram novos modelos com base em interações de união, interseção e subtração de sólidos.

A grande maioria dos softwares 3d tem esse tipo de operação, sendo uma opção rápida para elaborar modelos 3d com partes vazadas ou compostos por formas derivadas de primitivas geométricas. Em softwares como o 3ds Max e Blender 3D, esse tipo de operação é realizado com ferramentas semelhantes a modificadores. O Houdini é baseado em nós, para criar composições de objetos usando estruturas complexas. O vídeo mostra bem o procedimento:

Como você pode perceber, o autor do tutorial realizou uma operação simples usando nós para adicionar uma operação booleana em duas primitivas geométricas. Você pode estar se perguntando; mas o resultado não seria o mesmo que usar um modificador? A principio sim, mas não se esqueça que uma organização em modificadores é linear. A organização em nós permite que o artista possa derivar e adicionar misturas e desvios na modelagem, para criar objetos ainda mais complexos. As possibilidades de combinações nesse caso são praticamente ilimitadas.

Cada um dos nós existentes em uma composição de objetos, permite que as suas propriedades únicas sejam modificadas em um painal separado. No caso dos booleans, repare que o autor escolhe o tipo de operação na parte superior da interface, assim como altera os dados existentes das primitivas geométricas, como tamanho e divisões.

Na maioria dos softwares os sistemas de nós é usado apenas para compor efeitos, materiais e fazer pós-produção. No Houdini a maioria das operações pode ser controlada mediante o uso de nós. Se você quiser testar o Houdini, ele está disponível em uma versão no estilo PLE, em que é possível usar para fins educacionais o Houdini sem nenhum tipo de restrição as suas ferramentas, de maneira totalmente gratuita. Essa versão se chama Houdini Apprentice e pode ser copiada nesse endereço. Um aspecto interessante do software é que ele está disponível para Windows, Mac Os X e Linux.