Um dos recursos que deve fazer mais sucesso no Blender 3d, entre os usuários mais antigos e que gostariam de animar propriedades dos objetos de maneira rápida, é a possibilidade de animar praticamente qualquer parâmetro no novo Blender. Por exemplo, caso seja necessário você pode alterar o valor da influência ou raio de um determinado modificador ao longo do tempo. Esse é apenas um exemplo do que está vindo no novo Blender. Para demonstrar o funcionamento, ainda em fase experimental do novo Blender 3D, alguns vídeos sobre o uso dessa nova ferramenta foram elaborados para mostrar um pouco do novo sistema. O autor dos vídeos é o Michael Fox, que já tinha publicado um vídeo sobre a interface do novo Blender.

No total são dois vídeos, um deles mostra a animação de um modificador Wave e o outro do Bevel. O autor altera os valores dos parâmetros dos modificadores ao longo do tempo, gerando um efeito que hoje é um pouco complicado de conseguir no Blender.

O que faz esses recursos serem tão esperados? Como é hoje esse tipo de animação no Blender?

Para trabalhar com animações como essas no Blender, é necessário usar uma série de recursos e pequenos truques baseados na animação de Shape Keys para deformar os objetos ao longo do tempo. O resultado final da animação é o mesmo, mas o caminho para chegar até o movimento final é um pouco mais trabalhoso.

Outros softwares já contam com esse tipo de recurso, como no caso do 3ds Max que permite que praticamente todos os parâmetros nas barras de ferramentas sejam animados. Se você é usuário do 3ds Max, basta acionar o botão Autokey e depois mover a timeline e alterar os valores em posições diferentes do tempo para que o objeto receba a animação.

Nos vídeo apresentados, podemos conferir também o novo editor de curvas do Blender, o antigo IPO Curve Editor e também o novo outliner que pode selecionar e navegar por mais objetos. Como ainda é cedo para adotar essas ferramentas, pois até mesmo as versões de teste são escassas e instáveis, só nos resta esperar pelo lançamento do software que deve acontecer no segundo semestre desse ano.