Essa semana teremos um evento interessante aqui em Recife, que é o Fórum de Tecnologia em Software livre organizado pela regional do SERPRO. O evento acontece nos próximos dias 24, 25 e 26 de Março na sede do SERPRO aqui em Recife. Como o evento é direcionado ao uso do software livre, uma das palestras será direcionada para a animação e modelagem 3d usando o Blender. A organização do evento, gentilmente me convidou para ministrar essa palestra e falar um pouco sobre animação 3d e modelagem com o Blender, no meio dos mais diversos assuntos e tópicos relacionados ao software livro. Claro que confirmei a minha presença e no dia 26/03 25/03 as 14:00 estarei lá ministrando a palestra.

Estou agora mesmo terminando de organizar os slides para a palestra, só para que você possa ter uma idéia de como será organizada a apresentação, aqui vai uma imagem do primeiro slide:

palestra-Blender3d-allan-brito.jpg

Uma das coisas que sempre faço ao organizar uma palestra ou aula, é verificar o público alvo que vai efetivamente “consumir” aquela apresentação. Isso é muito importante, para mensurar o tipo de linguagem na conversa e até mesmo a profundidade em que posso abordar a maioria dos temas, para não deixar as pessoas literalmente perdidas no assunto. Como já percebi que a maioria das pessoas que participam do evento são profissionais da área de tecnologia, mas sem muito contato com computação gráfica, a palestra será realmente do tipo apresentação.

A minha intenção é mostrar:

  • O que é modelagem 3D?
  • Como fazer animação?
  • O Blender 3d de maneira geral
  • Material visual produzido com o Blender 3D
  • Vantagens em usar o Blender
  • Papel do Blender 3D na comunidade de usuários e artistas 3D

Esses são alguns dos temas que estou desenvolvendo e adicionando na apresentação. Claro que tudo isso ficaria incipiente sem amostras de material 3d criado com o Blender. Como forma de exemplificar o uso do Blender 3D em animação, nada melhor que exibir o Big Buck Bunny para uma audiência que provavelmente nunca assistiu ao material.

Se você estiver interessado na palestra, pode visitar o web site do evento nesse link para conseguir mais informações sobre a palestra. Mas, e o local da palestra? A palestra será na sede do SERPRO, na avenida Parnamirin.