A criação de materiais em 3d é uma das partes mais importantes na criação de uma cena, em conjunto com uma boa iluminação os materiais e texturas podem literalmente fazer com que um modelo 3d simples, possa receber características e atributos de uma superfície real. Mas, a criação de materiais envolve o domínio e interpretação dos comportamentos físicos de cada usado para configurar o material, seja ele o Lambert, Blinn ou Oren-Nayar. O primeiro passo para conseguir compreender completamente o uso de cada um desses shaders, que nada mais são que instruções de como a superfície deve refletir a energia luminosa, é fazer testes com materiais.

Ao fazer esses testes você vai conseguir duas coisa muito importantes, que são o entendimento de como funcionam esse tipo de reflexão em objetos 3d, e caso você salve os testes que venha a fazer para testar os materiais, em pouco tempo você terá sua própria biblioteca de materiais. A maioria dos softwares 3d e renderizadores apresenta uma cena especial, com um modelo 3d suficientemente complexo e curvo para testar materiais e texturas.

Aqui no Blog eu já publiquei algumas dicas de cenas de testes para simular materiais com o Blender 3D e Indigor Renderer e também o YafaRay. Mas, ainda são poucas as iniciativas em produzir uma cena de testes para o Blender, que consiga o mesmo resultado. Isso até que descobri a existência do Blender Material Preview Scene, que pode ser copiado nesse link que leva até o fórum Blenderartists.org.

blender3d-teste-materiais.jpg

Essa é uma cena especial, preparada para receber materiais e texturas que podem ser aplicadas em outras cenas no Blender 3D. Ao fazer o download do arquivo você vai perceber que a pré-visualização dos materiais pode ser feita usando três cenas, especialmente preparadas para três tipos de objetos diferentes:

  • Materiais para superfícies sólidas
  • Materiais para fluidos e líquidos
  • Materiais para objetos simulando Cloth e Soft Bodies

Cada um desses objetos apresenta uma cena separada, preparada para receber as configurações dos materiais. Por exemplo, a cena em que podemos testar materiais para fluidos é composta por um Mesh simulando a estrutura de um fluido. Assim como no caso dos objetos do tipo Cloth, temos uma superfície curvada e maleável, que lembra um tecido mesmo.

Se você quiser começar a criar a sua própria coleção de materiais no Blender 3D, essa cena pode ajudar em muito na preparação de superfícies para uso futuro. Sempre que você tiver um tempo livre, corra para o computador e tente reproduzir algum tipo de material difícil, você vai perceber que esse é um passatempo interessante e que pode salvar você no futuro, quando o material for necessário.