[optin-monster-shortcode id=”t1cm1lmimj06hoirt9br”]

Assim como já foi comentado aqui no Blog, a Autodesk acabou de lançar a maioria dos softwares da sua família 2010, entre eles o AutoCAD 2010. Apesar da enorme quantidade de opções e alternativas ao AutoCAD, a maioria dos usuários e profissionais que recorre ao desenho técnico assistido por computador ainda depende muito do AutoCAD. Isso é devido ao domínio que o AutoCAD teve ao longo de vários anos, sendo o software adotado em escritórios e faculdades de arquitetura e engenharia, acarretando em pessoas que literalmente só sabem usar o AutoCAD para trabalhar e criar seus projetos.

O que fazer caso você precise usar o AutoCAD? Para as pessoas que ainda precisam usar o AutoCAD 2010, a Autodesk disponibiliza duas opções de download para avaliação. Uma delas é a versão trial do AutoCAD que funciona apenas por 30 dias. A outra que é destinada apenas aos estudantes e professores universitários cadastrados no programa educacional da Autodesk, pode funcionar até por 13 meses de maneira totalmente gratuita.

Se você é um profissional acostumado a trabalhar com o AutoCAD e precisa fazer o download da versão 2010, a melhor dica é experimentar softwares semelhantes ao AutoCAD 2010 e gratuitos, para evitar fazer o download de uma versão de testes que só funcionará por 30 dias, fazendo com que você compre uma licença depois desse período para trabalhar. Isso se você estiver disposto a mudar de plataforma, caso queira permanecer com o AutoCAD 2010, vá em frente e faça o download.

Vídeo de demonstração do AutoCAD 2010 – Desenho paramétrico

Para os estudantes e professores universitários a coisa é mais flexível, pois a Autodesk permite que você faça o download de vários dos seus softwares que eram oferecidos apenas em versão trial, legalizados por períodos de 13 meses. Nesse caso, o ideal mesmo é fazer o download dos softwares apenas para fins educacionais mesmo. Por exemplo, faça o download e estude o funcionamento do AutoCAD para que no futuro seja mais fácil encontrar trabalho usando essa ferramenta.

Como é possível fazer o download com essas duas opções? Caso você queira fazer o download da versão trial do AutoCAD 2010, visite esse endereço no web site da Autodesk.

Já a opção de fazer o download do software, assim como outros aplicativos para arquitetura e engenharia, aproveitando a licença para estudantes. O primeiro passo é visitar o web site da Autodesk dedicado a cadastrar os estudantes e professores universitários interessados em usar seus softwares. O cadastro deve ser realizado com um e-mail de contato, registrado no domínio da sua instituição de ensino. A maioria das instituições de ensino superior oferecem essa opção para seus alunos e professores, caso você não tenha um e-mail registrado no domínio da sua instituição, recomendo procurar o setor de TI.

O que é um e-mail registrado no domínio da instituição de ensino? É um e-mail formulado assim “seunome@faculdade.edu.br”. Repare que o seu e-mail pessoal não serve para esse tipo de cadastro.

Assim que o registro for feito e analisado pela Autodesk, você terá acesso a uma área de download no próprio web site e poderá gerar até os seriais dos softwares, que podem ser usados para fins não comerciais por períodos de até 13 meses!

Qual a melhor alternativa para o AutoCAD 2010? Bem, se você quiser tentar outro software para desenho técnico, muito parecido com o AutoCAD, recomendo usar o DoubleCAD XT que é gratuito e muito parecido com o AutoCAD.