Clicky

Blender 3D 2.49 previsto para Maio e concurso para escolher a Splash Screen

Compartilhe o artigo!

Ao que tudo indica teremos uma nova versão do Blender 3d lançada em meados de Maio. Assim como já tinha comentado aqui no blog, essa será uma versão intermediária entre o Blender 3D 2.48 e o tão esperado e quase lendário 2.50. Com o lançamento do Blender 2.49, uma das tradições mais legais do desenvolvimento do Blender está novamente disponível e aberta a todos os artistas 3d e usuários do software, que é a escolha da Splash Screen do Blender. Mas, o que é uma splash screen? Essa é aquela imagem que visualizamos ao abrir o software e que nas últimas versões do Blender foi totalmente dominada por imagens dos projetos Big Buck Bunny e Yo Frankie!. Nada mais justo para os projetos que adicionaram tantas ferramentas e opções novas ao Blender.

Até o lançamento desses projetos, a maioria das imagens escolhidas para a splash screen do Blender 3d foi escolhida entre diversas imagens publicadas por usuários nos fóruns de usuários do Blender, mais especificamente o Blenderartists.org. Caso você tenha interesse em tentar fazer com que uma das suas imagens seja escolhida como splash screen do Blender 2.49, as informações e o template usado para a imagem podem ser encontrados nesse endereço. Existem algumas regras simples que você deve seguir para que a imagem seja considerada, como não usar o logo do Blender ou a imagem da suzanne no render. A imagem também deve ser produzida inteiramente no Blender 3D, sem o auxílio de nenhum tipo de renderizador externo.

rocketman_splash_2.49-3.png

Autor da imagem – Rocketman (Exemplo de splash produzida por usuários)

E o que podemos esperar do Blender 2.49? Quais as novidades?

Mesmo com vários projetos em andamento no Blender, nem todos conseguiram alcançar o patamar mínimo para lançamento. Por exemplo, ainda não será dessa vez que veremos projetos como o B-Mesh ou a integração com o Freestyle, mas a lista de novidades é bem interessante:

  • Editor de nós para texturas
  • Texturas baseadas em vídeo para a game engine
  • API melhorada para integrar os blocos de lógica na game engine
  • Etch-a-ton, que permite desenhar os bones dos personagens
  • Atualização na game engine
  • Correção de bugs e problemas

Esse é um resumo das novidades, que mesmo tento uma vasta lista destinada ao desenvolvimento de jogos, mostra algumas opções interessantes como o Etch-a-ton, que já apareceu aqui no blog também. O editor de nós para texturas deve trazer ainda mais flexibilidade e opções de criação para o Blender.

Ao que tudo indica, uma versão de testes deve ser disponibilizada ainda no final desse mês. Assim que for publicada, aviso aqui no Blog e faço uma análise das ferramentas.

Agora é só esperar.

2018-03-20T13:00:19+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comments

  1. Vando 07/04/2009 em 11:13 am

    Muito legal Allan, agora quanto ao (já) lendario Blender 2.50, veremos ele em nossos pcs ainda este ano? Você acha que haverá algum esforço para tornar a interface mais intuitiva?

  2. Harry Haimnarine 08/04/2009 em 10:19 am

    Puxa, ainda não conheço completamente o Blender 2.48.
    E as atualizações não páram!

  3. […] AQUI para ver o […]

  4. Raniere Fernandes 01/05/2009 em 11:01 am

    Que é isso! Ainda tem gente que levanta empecilhos quanto à interface do Blender?
    .
    Pois olha, na minha opinião, é justamente isso – uma interface EXTREMAMENTE diferenciada – que é uma das pérolas do Blender! Claro! Chega de tanto Windilismo (tudo tem que ter a cara do Windows, o jeito do Windows, blá, blá, blá…)
    .
    Quero novidades; quero um olhar diferente; quero saber que se pode ser bonito e inteligente fora da convenção Microsoft; eu quero é Blender!!!!! Que venha a 2.49!
    .

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.