Ao que tudo indica teremos uma nova versão do Blender 3d lançada em meados de Maio. Assim como já tinha comentado aqui no blog, essa será uma versão intermediária entre o Blender 3D 2.48 e o tão esperado e quase lendário 2.50. Com o lançamento do Blender 2.49, uma das tradições mais legais do desenvolvimento do Blender está novamente disponível e aberta a todos os artistas 3d e usuários do software, que é a escolha da Splash Screen do Blender. Mas, o que é uma splash screen? Essa é aquela imagem que visualizamos ao abrir o software e que nas últimas versões do Blender foi totalmente dominada por imagens dos projetos Big Buck Bunny e Yo Frankie!. Nada mais justo para os projetos que adicionaram tantas ferramentas e opções novas ao Blender.

Até o lançamento desses projetos, a maioria das imagens escolhidas para a splash screen do Blender 3d foi escolhida entre diversas imagens publicadas por usuários nos fóruns de usuários do Blender, mais especificamente o Blenderartists.org. Caso você tenha interesse em tentar fazer com que uma das suas imagens seja escolhida como splash screen do Blender 2.49, as informações e o template usado para a imagem podem ser encontrados nesse endereço. Existem algumas regras simples que você deve seguir para que a imagem seja considerada, como não usar o logo do Blender ou a imagem da suzanne no render. A imagem também deve ser produzida inteiramente no Blender 3D, sem o auxílio de nenhum tipo de renderizador externo.

rocketman_splash_2.49-3.png

Autor da imagem – Rocketman (Exemplo de splash produzida por usuários)

E o que podemos esperar do Blender 2.49? Quais as novidades?

Mesmo com vários projetos em andamento no Blender, nem todos conseguiram alcançar o patamar mínimo para lançamento. Por exemplo, ainda não será dessa vez que veremos projetos como o B-Mesh ou a integração com o Freestyle, mas a lista de novidades é bem interessante:

  • Editor de nós para texturas
  • Texturas baseadas em vídeo para a game engine
  • API melhorada para integrar os blocos de lógica na game engine
  • Etch-a-ton, que permite desenhar os bones dos personagens
  • Atualização na game engine
  • Correção de bugs e problemas

Esse é um resumo das novidades, que mesmo tento uma vasta lista destinada ao desenvolvimento de jogos, mostra algumas opções interessantes como o Etch-a-ton, que já apareceu aqui no blog também. O editor de nós para texturas deve trazer ainda mais flexibilidade e opções de criação para o Blender.

Ao que tudo indica, uma versão de testes deve ser disponibilizada ainda no final desse mês. Assim que for publicada, aviso aqui no Blog e faço uma análise das ferramentas.

Agora é só esperar.