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Criando um personagem completo no 3ds Max: Desde a arte conceitual até a animação 3D

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A maioria dos tutoriais e guias que encontramos na internet, abordam apenas uma das fases da criação de personagens virtuais, principalmente quando esses personagens devem ser utilizados em projetos como jogos e animações 3d. O processo completo de criação e design de um personagem é complexo e demanda várias horas de trabalho duro, desde a fase de pré-produção até a animação final. O primeiro passo para uma boa criação sempre passa pela arte conceitual, depois para a animação 3d e finalmente a modelagem. Se você tiver interesse em conhecer o processo mais a fundo, encontrei essa semana uma série de tutoriais em vídeo que mostram a criação completa de um personagem virtual para jogos.

O tutorial foi desenvolvido por um estúdio chamado databox, para um jogo chamado Penalty of Heroes que será lançado para o Playstation 3. No tutoria, podemos acompanhar a criação do personagem na arte conceitual e depois seguir por mais vídeo demonstrando a criação em 3d no 3ds Max, passando por materiais e texturas até a animação com o auxílio do Biped do Max.

No total são aproximadamente 40 minutos de vídeo, apresentados no formato timelapse em que o tempo das ações está levemente acelerado, mas ainda assim é um excelente exemplo de como é possível criar personagens 3d para jogos.

Fora a parte da produção e planejamento do personagem que por si só já são extremamente interessantes, podemos acompanhar a criação e ajuste do esqueleto do personagem usando o Biped do 3ds Max. A maioria dos artistas iniciantes no 3ds Max, ainda acha que o Biped pode apenas criar animações com personagens humanoides, mas o tutorial em vídeo mostra como é possível deformar os bones padrão do Biped, para animar um personagem semelhante a um canguru.

Mesmo sendo apresentado em velocidade acelerada, os vídeos do tutorial são um excelente exemplo de procedimento de produção. Imagine esse mesmo procedimento sendo realizado em dois ou três dias, e não mais em quarenta minutos. Geralmente depois que a arte conceitual está pronta, ainda é necessária a aprovação de algum líder ou supervisor do projeto, para que o mesmo entre em produção.No caso de equipes menores, isso acaba sendo mais rápido, mas em geral é a seqüência respeitada.

Se você tem interesse na criação de personagens para jogos, esse vídeo é mais que recomendado!

2018-03-20T13:00:18+00:00 By |3ds max, Animação|9 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 Comments

  1. Ab_xD 08/04/2009 em 9:34 am

    allan vc poderia me informar se o programa da criação da imagem 2d do rato é o photoshop?

  2. Lucas Andrade da Silva 30/04/2009 em 2:40 am

    Allan, minha pergunta é basicamente a mesma feita acima por outra pessoa, saberia me dizer que software é o utilizado no passo de conceituação do personagem, encomendei minha primeira tablet e estou ancioso por usa-la junto a um programa como o mostrado no video.

    Muito obrigado por sua atenção e parabéns por suas iniciativas, desejo que tenha sucesso em seus planos.
    Lucas Andrade

  3. Ricardo 22/05/2009 em 2:33 am

    Caras, vocês que mexem no 3ds max e no photoshop tem
    tudo nas mãos para criar qualquer coisa, acho isso demais!!
    Pena que eu não consiga, mas de vontade não falta. Agora
    ao trabalho (vou tentar…!)

  4. Fabio 29/05/2009 em 5:16 pm

    Allan o programa para criar a textura(dar a cor) do personagem no final do video foi o 3D max?
    Se caso n√£o foi, podes me informar qual o nome do programa?!

  5. Sergio Machado 29/06/2009 em 4:13 pm

    como faria para conseguir tutoriais do 3d max do inicio de tudo… quero aprender a mexer, ou melhor a trabalhar com esse progama que achei maravilhoso quando consegui fazer uma taça pelo tutorial que achei no yootub

  6. Eliel 07/02/2010 em 2:56 pm

    e ai ? beleza? Sabe eu queria saber se tem algum programa que monte uma blueprint a partir de imagens postas pelo usuário!!!!!!iria me ajudar muito!!!!!!vlw

  7. Daniel 19/03/2010 em 12:35 pm

    AE , alguem poderia informa qual o nome do programa onde é feito o desenho 2d q aparece novideo do rato?

  8. Renato 17/06/2011 em 10:07 am

    minha pergunta é basicamente a mesma feita por todos saberia me dizer que software é o utilizado para todos passo da criação do personagem ?
    photoshop e 3d max ??

  9. Emerson de Conto 05/01/2013 em 6:48 pm

    Olha tenho apenas meus 16 anos, e se voce pudesse me informar algum programa pra que eu pudesse começar
    pois me interesso muito sobre esse assunto

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